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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : O “véu” da binacionalidade em uma terra só: compositores da fronteira Jaguarão/BR - Rio Branco/UY
Autor(es): Gonçalves, Nicolás Balado
Primeiro Orientador: Guimarães, Vera Maria
1° Membro da banca: Rodrigues, Carla Daniela Rabelo
2° Membro da banca: Campos, Rafael Costa
Resumo: A geografia incide sobre a arte que emerge dos lugares, as manifestações culturais nascidas nas fronteiras têm relação direta com peculiaridades espaciais e históricas. Este trabalho visa investigar artistas residentes na fronteira Jaguarão/BR- Rio Branco/ UY, e compreender a sua relação com a arte que produzem, com o espaço ao seu redor e com o mercado globalizado. Tem como intuito lançar luz sobre manifestações artísticas identitárias que tenham sua emergência baseada no local em que se encontram no mundo. Para que pudéssemos alcançar os resultados doravante expostos o método utilizado foi de entrevistas semiestruturadas com os artistas mapeados e a contraposição de suas falas ao referencial teórico escolhido. No que tange, a resultados, alcançou-se a noção da ausência de políticas públicas afirmativas, para estes atores que de fato existem na fronteira estudada, e uma compreensão maior sobre a visão que tais personas têm de si mesmo e do trabalho que realizam. Por fim, este trabalho visava aclarar a relação que se estabelece entre o local e os que criam nele, a fronteira em si, carrega particularidades que são nomeadas nas falas, mas também nas obras desses artistas, e foi justamente a voz que carregam que tratamos de ouvir na construção do que aqui segue.
Resumen : La geografia impacta sobre lo que emerge de los lugares, las manifestaciones culturales nacidas em lãs fronteras tienen relacion directa con particularidades espaciales y históricas. Este trabajo busca investigar artistas residentes de La fronteraYaguarón/ BR – Rio Branco/ UY, y comprender su relacion con el arte que producen, com El espacio a su alrededor y com el mercado globalizado. Tiene como Idea ponerle luz em manifestaciones artísticas identitarias que tengan su emergência basada en el sitio en que se encuentran em el mundo. Para que pudiéramos alcanzar los resultados que en seguida se verán, la metodologia utilizada fue de entrevistas semiestruturadas com los artistas que se mapearon y despues contraoponerlas al referencial teorico elegido. Em lo que toca a resultados, se alcanzó La nocion de que no existen políticas publicas afirmativas para estos artistas, que em realidad existen em La frontera estudiada, y una comprension mayor sobre la vision que estas personas tienen de si mismo y del trabajo que hacen.Porfin, este trabajo, buscava aclarar la relacion que se establece entre el lugar y los que crean sus obras em el, la frontera en si misma, carga con particularidades que son nombradas quando hablan esos artistas, pero tambien en sus obras, e fue justamente la voz que traen que se trato de oír en la construcion de lo que aqui sigue.
Palabras clave : Geocultura da Fronteira
Artistas da Fronteira
Jaguarão
Rio Branco (Uruguai)
Políticas Culturais
Geocultura de la fronteira
Artistas de la Frontera
Yaguarón
Rio Branco (Uruguay)
Políticas Culturales
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Citación : GONÇALVES, Nicolás Balado. O “véu” da binacionalidade em uma terra só: compositores da fronteira Jaguarão/BR - Rio Branco/UY. 45p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Produção e Política Cultural) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2387
Fecha de publicación : 1-dic-2017
Aparece en las colecciones: Bacharelado em Produção e Política Cultural

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