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Tipo: Dissertação
Título: A construção da identidade: um estudo dialógico discursivo sobre o que é ser negro na voz do aluno da EJA municipal na região sul do RS
Autor(es): Corrêa, Éverton Rogério da Silva
Primeiro Orientador: Bica, Alessandro Carvalho
2° Membro da banca: Medeiros, Vera Lúcia
3° Membro da banca: Cóssio, Maria de Fátima
Resumo: Este trabalho teve como objetivo principal verificar como os estudantes da EJA na região sul do Rio Grande do Sul identificam-se etnicamente, assim como averiguar os estigmas existentes sobre o negro nos discursos proferidos pelos alunos. A referida problematização implementou-se por meio do Produto de Intervenção, no formato de Projeto Pedagógico, intilulado: Rediscutindo a identidade Negra, visando cumprir com o exarado pela Lei 10639/2003,isto é, o estudo da história e da cultura africana e afro-brasileira, reconhecendo as contribuições do povo negro para a formação social de nosso país. Para tanto buscou-se apoio teórico nos estudos de Bakhtin (2006) fundamentando os conceitos de alteridade e dialogismo como pressupostos importantes na constituição do sujeito.Foucault (1972) elucida que as identidades não são determinadas ao nascer e, defende que são construções sociais que se estabelecem e modificam ao longo da vida de cada sujeito, de acordo com as relações históricos- sociais.Recorreu-se também aos estudos de Freire (2011), no intuito de possibilitar aos participantes da pesquisa, reflexões sobre o funcionamento das classes sociais, através do diálogo e do auto-conhecimento.Estabeleceu-se diálogos com as obras de Munanga (2005), Garcia (2007), Oliveira (2003) e Silva (2011) buscando o respaldo no que concerne as discussões históricas sobre o negro, assim como às políticas de ações afirmativas.
Abstract: This research aims to verify how students from EJA on the south part of Rio Grande do Sul identify themselves ethnically, also to explore the social stigmas about Blackness on the discourses produced by these subjects. The debate became an Intervention Product turned into a Pedagogical Project entitled: Re-dicussing Black identity, aiming to fulfill the goals of Law 10.639/2003, which determines the study of Afro-Brazilian history and culture, acknowledging the contribution of Black people on the construction of Brazil. The theoretical basis for this work is Bakthin’s concept of alterity and dialogism as constitutional basis for the formation of subjects. Foucault (1972) explains that identities are not determined when the person is born, he defends that they are socially constructed determined throughout life, that are changed according to social and historical contexts. Freire (2011) is the support for the debate of social classes, allowing the participants of the research to construct a political thought about it, using dialog and self-knowledge. This research also brings connections to the works of researchers as, for example, Munanga (2005), Garcia (2007), Oliveira (2003) and Silva (2011), seeking for critical and historical perspective on Blackness, and also the prospect of affirmative politics related to it.
Palavras-chave: Línguas
Identidade
Negro
Escola
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Profissional em Ensino de Linguas
Citação: CÔRREA, Éverton Rogério da Silva. A construção da identidade: um estudo dialógico discursivo sobre o que é ser negro na voz do aluno da EJA municipal na região sul do RS. 115 p. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2371
Data do documento: 30-Jun-2017
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