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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Porta-vozes da esquerda em editoriais sobre o impeachment de Dilma Rousseff: estudo discursivo da diferenciação entre líder e povo
Autor(es): Carvalho, Millaine de Souza
Primeiro Orientador: Silva, Renata Silveira da
1° Membro da banca: Barbosa, Vanessa Fonseca
2° Membro da banca: Araujo, Nathalia Madeira
Resumo: Em uma sociedade na qual os sentidos são, muitas vezes, mediados pelos meios de comunicação, é necessário refletir sobre o poder de persuasão da mídia frente à construção da opinião pública. Em regimes políticos democráticos, os governantes são, pois, os porta-vozes dessa opinião. Um porta-voz constitui-se através de processos discursivos de identificação e diferenciação com o povo (ZOPPI-FONTANA, 1997). Neste trabalho, se objetiva compreender, com base na Análise de Discurso de tradição pecheuxtiana, como se instaura o efeito de deslegitimação da figura enunciativa de porta-vozes da política de esquerda brasileira a partir de dois editoriais publicados no jornal O Globo durante o processo de impeachment de Dilma Rousseff. Nos editoriais Um „basta‟ das ruas a Dilma, Lula e PT e A farsa do „golpe‟ construída pelo lulopetismo, atentou-se ao aspeamento enquanto estratégia discursiva que promove a diferenciação entre lideranças políticas (representantes) e povo (representados). Assim, buscou-se a identificação dos possíveis efeitos de sentido decorrentes do uso das aspas nas materialidades que compõem o corpus. A partir do gesto de interpretação realizado, entendeu-se como a mídia, através da Formação Discursiva a qual se filia, institui processos discursivos que estabelecem a relação representantes/representados sob a lógica da diferença.
Resumen : En una sociedad en la cual los sentidos son, muchas veces, mediados por los medios de comunicación, es necesario reflexionar sobre el poder de persuasión de los medios frente a la construcción de la opinión pública. En regímenes políticos democráticos, los gobernantes son, por lo tanto, los porta-voces de esa opinión. Un porta-voz se constituye a través de procesos discursivos de identificación y diferenciación con el pueblo (ZOPPI-FONTANA, 1997). En este trabajo, si objetiva comprehender, con base en la Análisis de Discurso de tradición pecheuxtiana, como se instaura el efecto de deslegitimación de la figura enunciativa de portavoces de la política de izquierda brasilera a partir de dos editoriales publicados en el periódico O Globo durante el proceso de impeachment de Dilma Rousseff. En los editoriales Um „basta‟ das ruas a Dilma, Lula e PT y A farsa do „golpe‟ construída pelo lulopetismo, se atentó al empleo de comillas en cuanto estrategia discursiva que promueve la diferenciación entre líderes políticos (representantes) y pueblo (representados). Así, se buscó la identificación de los posibles efectos de sentido decurrentes del uso de comillas en las materialidades que componen el corpus. A partir del gesto de interpretación realizado, se entendió como los medios, a través de la Formación Discursiva a la cual se filia, instituye procesos discursivos que establecen la relación representantes/representados bajo la lógica de la diferencia.
Palabras clave : Análise de discurso
Editorial
Porta-voz
Aspeamento
Diferenciação
Análisis de discurso
Editorial
Porta-voz
Empleo de gomillas
Diferenciación
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Citación : CARVALHO, Millaine de Souza. Porta-vozes da esquerda em editoriais sobre o impeachment de Dilma Rousseff: estudo discursivo da diferenciação entre líder e povo. 32p. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras Português/Espanhol) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2367
Fecha de publicación : 1-feb-2017
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Letras - Português e Espanhol

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