???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2320
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Rachel Freitas | - |
dc.creator | Silva, Adienez Gonçalves | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-16T13:19:44Z | - |
dc.date.available | 2017-03-20 | - |
dc.date.available | 2018-02-16T13:19:44Z | - |
dc.date.issued | 2016-08-19 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Adienez Gonçalves. As interações sociais no processo de aprendizagem dos alunos do ensino fundamental. 20p. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Pedagogia) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2320 | - |
dc.description.abstract | This research has the objective of analyzing the contribution of social interactions in the learning process of the students. Starting from this purpose, it was performed a documentary analysis of the Internship Report, in which listed in the pedagogical actions developed during the curricular Internship is compulsory in the Early Years, performed in a Municipal School of Elementary Education (EMEF) is located in Jaguarão-RS, a class of 5th year. From this analysis I sought to identify the activities that seemed to be the social interactions between the students and their learning processes. The methodology of this work is given through a qualitative research, with its focus on documentary analysis. During the process of analysis, we take as the guiding, the thoughts and writings of Lev Semenovich Vygotsky to better understand this process of social interaction. At the end of this research, it appears that the students were able to leave the zone of actual development, that addresses what the child can do alone, to reach the zone of potential development, which is the action that is performed with the help of each other, which contributed to the learning, class dynamics, as well as in the attitudes of the students to the group. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Interação Social | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Mediação | pt_BR |
dc.subject | Trabalho coletivo | pt_BR |
dc.subject | Social Interaction | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | Elementary School | pt_BR |
dc.subject | Mediation | pt_BR |
dc.subject | Labor collective | pt_BR |
dc.title | As interações sociais no processo de aprendizagem dos alunos do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Everton Ferrer de | - |
dc.contributor.referee2 | Selau, Bento | - |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem o objetivo de analisar a contribuição das interações sociais no processo de aprendizagem dos alunos. Partindo deste propósito, foi realizada uma análise documental do Relatório de Estágio, no qual constam as ações pedagógicas desenvolvidas durante o Estágio curricular obrigatório em Anos Iniciais, realizado numa Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) localizada em Jaguarão-RS, em uma turma de 5º ano. A partir desta análise busquei identificar as atividades que evidenciavam as interações sociais entre os alunos e seus processos de aprendizagem. A metodologia deste trabalho se deu através de uma pesquisa qualitativa, tendo seu enfoque na análise documental. Durante o processo de análise, tomamos como norteadores, os pensamentos e escritos de Lev Semenovich Vygotsky para compreender melhor este processo de interação social. Ao final desta pesquisa, ressalto que os alunos conseguiram sair da zona de desenvolvimento real, que aborda aquilo que a criança consegue fazer sozinha, para atingir a zona de desenvolvimento potencial, que é a ação realizada com a ajuda do outro, o que contribuiu na aprendizagem, na dinâmica das aulas, bem como, nas atitudes dos alunos para com o grupo. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Jaguarão | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Licenciatura em Pedagogia |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
AdienezGonçalvesSilva2016.pdf | Adienez Gonçalves Silva 2016 | 401.12 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???