???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2318
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: As atribuições do auxiliar de educação infantil na perspectiva dos professores de uma Emei de Arroio Grande
Autor(es): Anghinoni, Márcia Hende Pereira
Primeiro Orientador: Pozzobon, Marta Cristina Cezar
1° Membro da banca: Pereira, Rachel Freitas
Resumo: O presente artigo tem por objetivo compreender as atribuições do auxiliar na Educação Infatil, na perspectiva dos professores de uma escola de Educação Infantil do município de Arroio Grande. Diante disso, questiona-se: Qual o papel do auxiliar em uma EMEI de Arroio Grande/RS, na perspectiva dos professores? Para dar conta de tal questão, foi realizado um questionário com 10 professores que atuam em uma escola de Educação Infantil, no sentido de percebermos o que dizem sobre a função do auxiliar. A partir das respostas dos questionários, percebeu-se algumas recorrências que foram organizadas em três grupos: a) O auxiliar confunde sua prática com a do professor; b) O auxiliar dá subsídio ao trabalho do professor; c) Trabalho “coletivo” entre professor e auxiliar. Considera-se a necessidade de um trabalho coletivo entre professor e auxiliar, na perspectiva de superar o binômio entre o cuidar e o educar.
Abstract: Este artículo tiene como objetivo comprender las funciones del asistente, desde la perspectiva de los profesores en una escuela de Educación Infantil en la ciudad de Arroyo Grande. Por lo tanto, la pregunta es: ¿Cuál es el papel de la ayuda en un EMEI de Arroio Grande / RS, desde la perspectiva de los profesores? Para hacer realidad esta pregunta, se realizó un cuestionario con 10 profesores que trabajan en una escuela para la educación de la primera infancia, para darse cuenta de lo que dicen acerca de la función del auxiliar. A partir de las respuestas de la encuesta, nos dimos cuenta de algunas recurrencias que se organizaron en tres grupos: a) El auxiliar confunde su práctica con a de lo profesor?; b) El auxiliar da subsidio al trabajo del maestro; c) Trabajar "colectiva" entre el profesor y auxiliar. Considera la necesidad de un trabajo colectivo entre el profesor y ayuda con el fin de superar el binomio entre la atención y la educación.
metadata.dc.subject: Educação infantil
Auxiliar - atribuições
Professores
Educación infantil
Auxiliar - atribuiciones
Profesores
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
metadata.dc.identifier.citation: ANGHINONI, Márcia Hende Pereira. As atribuições do auxiliar de educação infantil na perspectiva dos professores de uma Emei de Arroio Grande. 14p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Pedagogia) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2318
metadata.dc.date.issued: 30-Jan-2017
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Pedagogia

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
MárciaHendePereiraAnghinoni2017.pdfMárcia Hende Pereira Anghinoni 2017614.55 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???