Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2265
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Histórias e memórias de professoras alfabetizadoras do município de Bagé- RS |
Autor(es): | Barbosa, Gilvânia |
Primeiro Orientador: | Bica, Alessandro Carvalho |
2° Membro da banca: | Martins, Claudete da Silva Lima |
3° Membro da banca: | Simioni, Taíse |
Resumo: | O presente trabalho apresenta os resultados e discussões de uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo conhecer e refletir sobre as memórias de professoras alfabetizadoras aposentadas da cidade de Bagé-RS. Para tanto, aplicamos uma pesquisa qualitativa que adotou como método de coleta das memórias, uma entrevista semi-estruturada onde as entrevistadas tiveram oportunidade de rememorar suas memórias, refletindo sobre o processo de ensino-aprendizagem, bem como suas mudanças. A problematização inicial dessa pesquisa, bem como a reflexão das memórias das entrevistadas, está em saber que modificações ocorreram na visão atual e na visão que as entrevistadas tinham quando iniciaram suas jornadas de alfabetizadoras. Trabalhamos com os conceitos de memória e história oral, sendo que a utilização de fontes orais é algo recente, mas de grande relevância para esse trabalho. Por fim, podemos perceber que as vidas pessoais e profissionais se atrelam, sendo a profissão de professor algo que marca as vidas de alunos e professores, como podemos perceber com os relatos coletados. |
Resumen : | El presente trabajo presenta los resultados y discusiones de una investigación cualitativa que tuvo como objetivo conocer y reflexionar sobre los recuerdos de alfabetizadores se retiraron de la ciudad de Bage-RS, Para ello, aplicamos una investigación cualitativa que adopta el método de colección de recuerdos, una entrevista semi-estructurada, donde los encuestados eran capaces de recordar sus memorias, reflexionando sobre el proceso de enseñanza y aprendizaje, así como sus modificaciones. Al cuestionamiento inicial de esta investigación, así como el reflejo de los recuerdos de los entrevistados, es conocer qué cambios se produjo en la vista actual y la opinión de que los encuestados tenían cuando comenzaron sus Journeys alfabetizadores. Trabajamos con los conceptos de memoria y la historia oral, y el uso de las fuentes orales es un fenómeno reciente, pero de gran importancia para este trabajo. Por último, podemos ver que las vidas personales y profesionales están estrechamente vinculados, y la enseñanza profesión algo que marca la vida de los estudiantes y profesores, como podemos ver con los informes recogidos. |
Palabras clave : | Educação Letras Alfabetização Memória História oral |
CNPQ: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Citación : | BARBOSA, Gilvânia. Histórias e memórias de professoras alfabetizadoras do município de Bagé- RS. 33p. 2015.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2265 |
Fecha de publicación : | 16-dic-2015 |
Aparece en las colecciones: | Licenciatura em Letras - Português |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Gilvânia-Barbosa 2015.pdf | 409.81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.