Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2265
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Histórias e memórias de professoras alfabetizadoras do município de Bagé- RS
Autor(es): Barbosa, Gilvânia
Primeiro Orientador: Bica, Alessandro Carvalho
2° Membro da banca: Martins, Claudete da Silva Lima
3° Membro da banca: Simioni, Taíse
Resumo: O presente trabalho apresenta os resultados e discussões de uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo conhecer e refletir sobre as memórias de professoras alfabetizadoras aposentadas da cidade de Bagé-RS. Para tanto, aplicamos uma pesquisa qualitativa que adotou como método de coleta das memórias, uma entrevista semi-estruturada onde as entrevistadas tiveram oportunidade de rememorar suas memórias, refletindo sobre o processo de ensino-aprendizagem, bem como suas mudanças. A problematização inicial dessa pesquisa, bem como a reflexão das memórias das entrevistadas, está em saber que modificações ocorreram na visão atual e na visão que as entrevistadas tinham quando iniciaram suas jornadas de alfabetizadoras. Trabalhamos com os conceitos de memória e história oral, sendo que a utilização de fontes orais é algo recente, mas de grande relevância para esse trabalho. Por fim, podemos perceber que as vidas pessoais e profissionais se atrelam, sendo a profissão de professor algo que marca as vidas de alunos e professores, como podemos perceber com os relatos coletados.
Resumen : El presente trabajo presenta los resultados y discusiones de una investigación cualitativa que tuvo como objetivo conocer y reflexionar sobre los recuerdos de alfabetizadores se retiraron de la ciudad de Bage-RS, Para ello, aplicamos una investigación cualitativa que adopta el método de colección de recuerdos, una entrevista semi-estructurada, donde los encuestados eran capaces de recordar sus memorias, reflexionando sobre el proceso de enseñanza y aprendizaje, así como sus modificaciones. Al cuestionamiento inicial de esta investigación, así como el reflejo de los recuerdos de los entrevistados, es conocer qué cambios se produjo en la vista actual y la opinión de que los encuestados tenían cuando comenzaron sus Journeys alfabetizadores. Trabajamos con los conceptos de memoria y la historia oral, y el uso de las fuentes orales es un fenómeno reciente, pero de gran importancia para este trabajo. Por último, podemos ver que las vidas personales y profesionales están estrechamente vinculados, y la enseñanza profesión algo que marca la vida de los estudiantes y profesores, como podemos ver con los informes recogidos.
Palabras clave : Educação
Letras
Alfabetização
Memória
História oral
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citación : BARBOSA, Gilvânia. Histórias e memórias de professoras alfabetizadoras do município de Bagé- RS. 33p. 2015.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2265
Fecha de publicación : 16-dic-2015
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Letras - Português

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Gilvânia-Barbosa 2015.pdf409.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.