Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2257
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Contação de histórias: um patrimônio a serviço da formação de leitores e do fortalecimento de vínculos afetivos entre professor/aluno nas séries iniciais |
Autor(es): | Kluwe, Simone Vieira Lima |
Primeiro Orientador: | Medeiros, Vera Lúcia Cardoso |
1° Membro da banca: | Medeiros, Vera Lúcia Cardoso |
2° Membro da banca: | Bastos, Amélia Rota Borges de |
3° Membro da banca: | Rêgo, Zíla Letícia Goulart Pereira |
Resumo: | O presente trabalho ambiciona demonstrar que as atividades de contação de histórias, especialmente nas series iniciais, quando mediadas pelo professor, podem promover aproximação entre docente/discente, auxiliar na compreensão e construção do conhecimento, bem como contribuir na formação de novos e competentes leitores, especialmente leitores literários. A fim de comprovar tal hipótese foi utilizado como corpus de análise as nossas vivências e experiências na participação das práticas de contação de histórias na Biblioteca Pública Infantil Profª Maria Martins Rossell e em escolas da rede municipal e estadual da cidade de Bagé, como membro do Projeto Vozes ao Pampa, da Unipampa, Campus Bagé, durante os anos de 2010 e primeiro semestre de 2011. Esta pesquisa confirmou que a prática da contação de histórias promove um ganho real para os ouvintes, que serão instigados a libertar sua criatividade em um ambiente motivador para a aprendizagem e que desta forma, estimulados na busca de novos títulos, terão a chance de tornarem-se leitores que, fomentados pela contribuição da leitura em suas vidas, terão a oportunidade de se conscientizar do seu papel cidadão na sociedade. |
Abstract: | The current work seeks to demonstrate how story-telling activities in elementary grades, when mediated by an educator, may promote a closer relationship between teacher and student, help with the comprehension and construction of knowledge, as well as contribute in the formation of new and competent readers, especially literary readers. During 2010 and the first semester of 2011, with the purpose of proving such hypothesis, we, as members of the of the project Vozes do Pampa, by Unipampa (University of Pampa), Bage Campus, analyzed our experiences with story-telling at city and state schools and at the Prof. Maria Martins Rossell Children’s Public Library. This research has confirmed that the practice of story-telling promotes a real gain to the listeners. They are persuaded to free their creativity in an environment that motivates the learning process. Stimulated in the search for different titles, the children will have the chance of becoming new readers which, encouraged by the contribution of reading in their lives, will have the opportunity of being aware of their role in society. |
Palavras-chave: | Letras Contação de histórias Professor Alunos das séries iniciais Formação de leitores Projeto Vozes ao Pampa |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Citação: | KLUWE, Simone Vieira Lima. Contação de histórias: um patrimônio a serviço da formação de leitores e do fortalecimento de vínculos afetivos entre professor/aluno nas séries iniciais. 52p. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2011. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2257 |
Data do documento: | 20-Jul-2011 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Simone Vieira Lima Kluwe TCC 2011.pdf | 1.65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.