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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Endomarketing: caso SESC Sant'Ana do Livramento
Título(s) alternativo(s): Endomarketing: case SESC Sant'Ana do Livramento
Autor(es): Braz, Vinícius Machado
Primeiro Orientador: Ramos, José Luis Gonçalves
1° Membro da banca: Oliveira, Keli Adriana Pereira de
2° Membro da banca: Silva, Cínthia Simões da Silva
Resumo: O Endomarketing pode ser percebido como uma ferramenta que alia comunicação, recursos de gestão com pessoas e transparência na gestão para motivar e fidelizar os colaboradores da organização. Além disso, o Endomarketing está diretamente ligado, influenciando e sendo influenciado pela Cultura Organizacional. Com isto, esta pesquisa teve por objetivo geral verificar, na Metodologia de Gestão Aberta, na Administração do SESC, quais ações implementadas que podem ser identificadas como de Endomarketing. Deste modo, buscou-se analisar as opiniões e percepções de funcionários da unidade do Sesc em Santana do Livramento. Para tal foi desenvolvido um estudo de caráter descritivo, com abordagem qualitativa. A abordagem qualitativa foi elaborada usando entrevistas tanto para com os funcionários do Sesc quanto com o seu gerente. Acerca dos resultados obtidos, pôde-se aferir que no Sesc Santana do Livramento há um alto nível de engajamento dos funcionários, os quais destacam como grandes diferenciais do Endomarketing a cultura organizacional, no papel de seu gerente, a facilidade de comunicação entre os diversos setores, ainda que por vezes hajam dissonâncias de informação, e a capacidade de crescimento profissional e pessoal, aliado às políticas de formação continuada adotadas pelo Sesc.
Abstract: Endomarketing can be perceived as a tool that allies communication, human management resources and management honesty to motivate and make faithful company’s collaborators. Besides that, Endomarketing is directly linked, influencing and being influenced by Organizational Culture. With this, this research had as a general objective to verify, on the Open Book Management, on Sesc administration, which actions could be identified as Endomarketing. This way, it analyzed opinions and perceptions of employees of the Sesc unity in Santana do Livramento. For that, a descriptive study was developed, with a qualitative approach. The qualitative approach was elaborated using interviews, applied to the workers and the manager of Sesc. About the results obtained, it can be thought that on Sesc Santana do Livramento there is a high level of engagement by the employees, which the most prominent differentials of Endomarketing are the organizational culture, on its manager figure, the communication process between the sectors, although sometimes there is wrongfulness of information, and the capacity to personal and professional growth, allied to the Sesc continued formations adopted by Sesc.
Palavras-chave: Administração
Endomarketing
Cultura organizacional
Administration
Organizational culture
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Santana do Livramento
Citação: BRAZ, Vinícius Machado. Endomarketing: caso SESC Sant'Ana do Livramento. Trabalho de conclusão de curso em Administração pela Universidade Federal do Pampa. Santana do Livramento: Unipampa, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2099
Data do documento: 1-Dez-2017
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