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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise estrutural - Baja Pampa
Autor(es): Andrade, Guilherme Augusto Marques de
Primeiro Orientador: Rosendo,Tonilson de Souza
Resumo: O programa Baja SAE brasil é destinado a estudantes de engenharia que formam equipes com intuito de desenvolver um veículo off-road, denominado baja, para participação da Competição Baja SAE Brasil. Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal o estudo estrutural do chassi baja da equipe Baja Pampa que é formada por alunos do curso de Engenhara Mecânica da Unipampa. Inicialmente foi realizado dois ensaios experimentais com o chassi: o primeiro para obter a rigidez torcional do chassi por meio da aplicação de um momento torçor dianteiro e o segundo ensaio teve como objetivo conhecer a deformação causada por uma carga estática através de sua instrumentação com extensômetros resistivos. A resistência à torção do chassi obtida experimentalmente foi de 940,00 Nm/° e se mostrou dentro do intervalo recomendado para este tipo de veículo. Após a realização dos ensaios experimentais, foi feita a modelagem numérica do chassi por meio de simulações com mesmas condições de contorno com que os ensaios experimentais foram feitos. As simulações mostraram uma rigidez torcional de 7,31% maior que a obtido experimentalmente e uma deformação 7,45% menor que a aferida no ensaio experimental de carga estática. Com isso, a validação do modelo em elementos finitos fez com que a equipe tenha de um modelo numérico do chassi podendo o utilizar para outros tipos de análises.
Abstract: The Baja SAE Brazil program is designed for engineering students who train teams with the purpose of developing an off-road vehicle, called baja, for participation in the Baja SAE Brazil Competition. The main objective of this work is to study the chassis of the Baja Pampa team, which is made up of students from the Mechanical Engineering course at Unipampa. This study initially carried out two experimental tests with the chassis: the first go to obtain the torsional stiffness by means of the application of a front torquing moment and the second test had as objective to know the deformation of specific points of the structure through its instrumentation with resistive extensometers due the application of a static charge. The torsional strength of the chassis was 940.00 Nm/° and was within the range acceptable for this type of vehicle. After the experimental tests, the numerical model of the structure was validated by means of simulations with the same contour conditions with which the experimental tests were done. The simulations showed a torsional stiffness of 7,31% higher than that obtained experimentally and the strain value 7,45% lower than that measured in the experimental static load test. Finally, the validation of the finite element model allowed a dynamic study of the chassis in computational form showing its six first modes of vibration. With this, the validation of the model in finite elements has made the team have a numerical model of the chassis and can use for other types of analysis.
Palavras-chave: Engenharia mecânica
Análise estrutural
Chassi baja
Rigidez torcional
Extensometria
Mechanical engineering
Structural analysis
Low chassis
Torsional rigidity
Extensometry
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Alegrete
Citação: ANDRADE, Guilherme Augusto Marques de. Análise estrutural - Baja Pampa. 64p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2066
Data do documento: 28-Nov-2017
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