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Tipo: Monografia de Especialização
Título : Endomarketing como estratégia para o crescimento organizacional
Autor(es): Costa, Alessandro Moura
Primeiro Orientador: Garcia, Fabiane Tubino
Resumo: Este trabalho tem como objetivo verificar os impactos negativos que a falta de fidelização do público interno pode ocasionar no ambiente profissional das empresas do município de Alegrete, tanto para funcionários quanto para as empresas. Neste sentido, a presente pesquisa justifica-se demonstrando a relação entre os benefícios das ações de Endomarketing e a melhoria do desempenho funcional, do clima organizacional e da motivação de pessoal. Tornando-se, o endomarketing de suma importância para o meio empresarial, onde a figura do pedagogo empresarial poderá atuar decisivamente nas políticas atuais de marketing implantadas pelas empresas, criando condições favoráveis à ação negocial e ao aprimoramento das relações entre organizações e seus funcionários, por meio da sua práxis andragógica. Para isso realizou-se uma pesquisa amostral probabilística com 352 empresas comerciais do município, a qual foi realizada com 2816 funcionários e 352 Empresários/Gestores. Para tanto, buscou-se por meio de um estudo teórico e ida a campo, verificar os fatores que tem contribuído para um quadro de estresse desses profissionais. No estudo ficou evidenciado que estes fatores basicamente se resumem a inexistência de uma política de fidelização interna (endomarketing) por parte dos empresários alegretenses e também um forte sentimento de desvalorização por parte dos funcionários no que se refere às empresas onde trabalham, e que boa parte deles já teve afastamento laboral, por fatores relacionados com o estresse, cerca de 37%, também foram traçados com a pesquisa os perfis dos respectivos funcionários sob as óticas: sócio-econômica e cognitiva.
Resumen : This study aims to determine the negative impact that the lack of loyalty of the workforce may result in professional business environment in the Alegrete City, both for employees and for businesses. In this sense, this research is justified by demonstrating the relationship between the benefits of Endomarketing actions and improved functional performance, organizational climate and staff motivation. Becoming the internal marketing of paramount importance to the business environment, where the figure of the business pedagogue can act decisively in the current marketing policies implemented by enterprises, creating favorable conditions for negotiating action and improvement of relations between organizations and their employees, by through its andragogical praxis. For this took place a probability sample survey of 352 commercial enterprises of the city, which was carried out with 2816 employees and 352 entrepreneurs / managers. Therefore, it sought through a theoretical study and going to field verify the factors that has contributed to stress framework of these professionals. In the study showed that these factors basically boil down to lack of internal loyalty policy (internal marketing) by the alegretenses entrepreneurs and also a strong sense of devaluation by employees in relation to their companies, and that much of them already had labor clearance by factors related to stress, about 37% were also drawn to the research profiles of their employees under the optics: socio-economic and cognitive.
Palabras clave : Engenharia econômica
Endomarketing
Estresse
Pedagogia empresarial
Gestão empresarial
Economic engineering
Internal marketing
Stress
Business pedagogy
Business management
CNPQ: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Alegrete
Citación : COSTA, Alessandro Moura. Endomarketing como estratégia para o crescimento organizacional. 61 p. 2016. Monografia (Especialização em Engenharia Econômica) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1958
Fecha de publicación : 7-oct-2016
Aparece en las colecciones: Especialização em Engenharia Econômica

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