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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Avaliação da união produzida pelo método de soldagem a fricção e mistura mecânica em uma junta topo de liga AA6060-T5
Autor(es): Trelles, Mateus
Primeiro Orientador: Wiedenhöft, Aldoni Gabriel
Resumo: A baixa soldabilidade de certos materiais, fez surgir na década de 1990 o processo denominado friction stir welding (soldagem por fricção em mistura mecânica). Ele é capaz de realizar a união em estado sólido, por meio de uma ferramenta de geometria especial, que em contato com os componentes promove a intensiva mistura do material e o mecanismo de adesão das superfícies. Os parâmetros do processo tem relação direta com as dimensões e composições dos materiais a serem unidos, e devido a isso, muitos são os estudos realizados para a determinação dos parâmetros ideais. Nesse contexto, o trabalho ter por objetivo executar o processo em liga de alumínio 6060-T5 de 4,75 mm de espessura na configuração de junta topo, através da adaptação em um centro de usinagem vertical disponibilizado pela Universidade Federal do Pampa. As soldagens foram executadas nas velocidades de avanço de 30 mm/min e 50 mm/min em três velocidades de rotação distintas, 1000, 1500 e 2000 rpm. Os resultados obtidos por meio de inspeção visual, análise da macrográfica, ensaios de microdureza e tração mostraram que a combinação de 50 mm/min e 1500 rpm apresentou os resultados mais confiáveis. A velocidade de rotação de 2000 rpm, não contribuiu para aumento de resistência mecânica e produziu cavidades na região soldada para os dois níveis de velocidade de avanço. Devido ao maior aporte de calor as soldagens com velocidade de avanço inferior apresentaram menor resistência. Mesmo assim, a janela de parâmetros adotada nesse trabalho pode ser considerada boa, pois a eficiência de junta obtida foi sempre superior a 80%.
Resumen : The low weldability of certain materials gave rise to the so-called friction stir welding process in the 1990s. It is able to perform the solid state bonding by means of a special geometry tool that in contact with the components promotes the intensive mixing of the material and the adhesion mechanism of the surfaces. The parameters of the process are directly related to the dimensions and compositions of the materials to be joined, and due to this, many studies are carried out to determine the ideal parameters. In this context, the objective of this work is to carry out the process in a 6060-T5 aluminum alloy of 4.75 mm thickness in the top joint configuration, through the adaptation in a vertical machining center provided by the Federal University of Pampa. The welds were run at feed rates of 30 mm/min and 50 mm/min at three different speeds, 1000, 1500 and 2000 rpm. The results obtained through visual inspection, metallographic analysis, microhardness and tensile tests showed that the combination of 50 mm/min and 1500 rpm presented the most reliable results. The rotational speed of 2000 rpm did not contribute to increased mechanical strength and produced cavities in the welded region for the two levels of feed velocity. Due to the higher heat input the welds with lower feed speed presented less resistance. Even so, the parameter window adopted in this work can be considered good, since the joint efficiency obtained was always higher than 80%.
Palabras clave : Engenharia mecânica
Aporte térmico
Velocidade de avanço e rotação
Eficiência da junta
Mechanical Engineering
Heat generation
Speed welding and rotation
Efficiency of the joint
CNPQ: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Alegrete
Citación : TRELLES, Mateus. Avaliação da união produzida pelo método de soldagem a fricção e mistura mecânica em uma junta topo de liga AA6060-T5. 93p. 2017. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1920
Fecha de publicación : 4-jul-2017
Aparece en las colecciones: Engenharia Mecânica

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