Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1867
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Um processo de desenvolvimento de software para/com crianças: integração entre engenharia de software e interação humano-computador
Autor(es): Pereira, Jessica Cristina Brasil
Primeiro Orientador: Melo, Amanda Meincke
Resumo: Crianças são potenciais usuárias de tecnologias digitais tanto quanto os adultos. Há várias experiências relatadas na literatura do envolvimento da criança no desenvolvimento de software para seu uso. Entretanto, essas não apresentam uma abordagem de Engenharia de Software. Embora seja possível identificar diferentes trabalhos que integrem a área de Engenharia de Software e de Interação Humano- Computador, somente a área de Interação Humano-Computador tem mostrado contribuições significativas ao desenvolvimento de software para/com crianças. Este trabalho tem como objetivo, portanto, propor um processo de desenvolvimento de software para/com crianças, integrando métodos, técnicas e ferramentas de Engenharia de Software e Interação Humano-Computador, para auxiliar engenheiros de software e pesquisadores. Propõe-se, assim, a modelagem, em notação BPMN, de um processo de desenvolvimento de software para/com crianças, com auxílio de técnicas como observação participante, reuniões, entrevistas e análise documental. Como resultado do trabalho, tem-se um modelo de processo de desenvolvimento de software para/com crianças, resultante da análise de quatro estudos exploratórios e validado com a equipe do projeto de pesquisa DICA-TDIC – Design Inclusivo para/com Crianças e Adolescentes de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Este modelo pode ser adotado como referência para o desenvolvimento de software com crianças em novos projetos.
Abstract: Children are potential users of digital technologies as much as adults. There are several experiences described in the literature of children’s involvement in software development to their use. However, these experiences do not show any Software Engineering approach. Although it is possible to identify works that integrate Human-Computer Interaction to Software Engineering, only the area of Human-Computer Interaction has shown significant contributions to the software development for/with children. This work aims to propose a software development process for/with children, integrating Software Engineering and Human-Computer Interaction methods, techniques and practices, to support researchers and software developers. In this way, we purpose modeling, with the BPMN notation, a process of software development for/with children, with the support of techniques such as participant observation, meetings, interviews and documental analysis. As the result of this work, there is a software development process model for/with children, resulting from the analysis of four exploratory studies and validated with the team from the research project Inclusive Design for/with Children and Teenagers of Communication and Information Digital Technologies (DICA-TDIC). This model can be adopted as a reference for the development of software with children in new projects.
Palavras-chave: Crianças
Engenharia de Software
Interação homem-máquina
Modelo de processo
Children
Software Engineering
Man-machine interaction
Process model
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Alegrete
Citação: PEREIRA, Jessica Cristina Brasil. Um processo de desenvolvimento de software para/com Crianças: integração entre engenharia de software e Interação humano-computador. 69p. 2016. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Engenharia de Software) - Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1867
Data do documento: 1-Dez-2016
Aparece nas coleções:Engenharia de Software



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.