Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1857
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Um plano de medição para as disciplinas de resolução de problemas do curso de engenharia de software
Autor(es): Chagas, Jonas Maria
Primeiro Orientador: Silva, João Pablo Silva da
Resumo: O curso de Engenharia de Software da Universidade Federal do Pampa contém em sua grade curricular o componente Resolução de Problemas, que implementa em sua metodologia o método de ensino/aprendizagem Aprendizado Baseado em Problemas. Atualmente, o processo de gestão do componente não possui medidas definidas para prover suporte a melhoria contínua do componente e as possíveis tomadas de decisões. Com isso, o objetivo desse trabalho é estabelecer um plano de medição e análise para as disciplinas de Resolução de Problemas que possa prover suporte ao processo de gestão do componente, através das medidas definidas e indicadores. O plano vai beneficiar não somente a coordenação do curso, mas também os professores que irão dispor de indicadores para tomadas de decisões ao longo da execução do componente. Para definição do plano de medição, foi seguida a metodologia do Goal Question Metric, a qual fornece um maior suporte para definição de medidas, através da inserção de perguntas que ligam medidas as metas. O plano de medição foi verificado desde a sua concepção até a definição das medidas pela equipe de projeto. Também foi validado de duas formas: através de um período piloto e da avaliação realizada pelos professores. Com os resultados do piloto foi possível identificar que a turma avaliada não estava atingindo a meta de avaliação da atitude ativa do discente, estava atingindo a meta de trabalho colaborativo e estava atingindo parcialmente a meta de estabelecimento entre teoria e prática. Já a avaliação realizada pelos professores foi através de 4 inferências sobre plano de medição e para interpretação dos resultados foi utilizado a mediana das respostas que: confirmam que as medidas avaliadas possuem uma forma adequada de coleta, são indiferentes da forma de armazenamento das medidas avaliadas, concordam que as medidas avaliadas são importantes para o plano e concordam que os indicadores apresentados são representativos. Com isso, através dos resultados do piloto e das avaliações realizadas pode-se concluir que o objetivo deste trabalho foi atingido, pois foram definidas medidas específicas que possuem valor ao componente e também foram definidos indicadores bem representativos para suporte a coordenação do curso e aos professores na tomada de decisão.
Abstract: The Software Engineering course of Universidade Federal do Pampa has in its course curriculum the Problem Solving component, which implements in its methodology the method of teaching/learning Learning Based on Problems. Currently, the component management process do not have defined measures to provide assistance to the continuous improvement of the component and the possible decision-making. Based on this context, the objective of this work is to establish a mediation and analysis plan for the Problem Solving components that can provide support to the component management process, through defined measures and indicators. The plan is going to benefit not only the course administration but also the professors that will have indicators to make decision though the component execution. For the definition of the mediation plan, the Goal Question Metric methodology was followed, which provides a larger support to the measures definition, through the insertion of questions that connects the measures to the goals. The mediation plan was verified since its conception until the measures definition by the project team. It was also verified on two perspectives: through a pilot period and the evaluation done by the professors. The results from the pilot made it possible to identify that the evaluated class was not reaching the student active attitude evaluation goal, was reaching the collaborative work goal and was partially reaching the establishment between theoretical and practical goal. The evaluation done by the professors was accomplished through 4 inferences about the mediation plan, and for the results interpretation it was used the median of the answers that: confirm that the evaluated measures have an appropriate form of collecting, are indifferent to the storage form of the evaluated measures, agree that the evaluated measures are important to the plan and agree that the indicators presented are representatives. Therewith, through the results of the pilot and the evaluation performed, it can be conclude that the objective of this work was reached because specific measures that have value to the component were defined and also well representative indicators were defined in order to aid the course administration on the component management process.
Palavras-chave: Engenharia de software
Aprendizagem baseada em problemas
Plano de medição
Software Engineering
Problem-based learning
Measurement plane
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Alegrete
Citação: CHAGAS, Jonas Maria. Um plano de medição para as disciplinas de resolução de problemas do curso de engenharia de software. 82p. 2016. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Engenharia de Software) - Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1857
Data do documento: 7-Dez-2016
Aparece nas coleções:Engenharia de Software

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UM PLANO DE MEDIÇÃO PARA AS DISCIPLINAS DE RESOLUÇÃO.pdf1.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.