Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1825
Tipo: | Monografia de Especialização |
Título: | Contribuições dos estágios para a formação dos estagiários e para o serviço público: um estudo na prefeitura municipal de Santana do Livramento |
Título(s) alternativo(s): | Contributions of stages for the training of trainees and for the public service: a study in the municipal city of Santana do Livramento |
Autor(es): | Fernandes, Gabriele dos Santos |
Primeiro Orientador: | Scherer, Laura Alves |
1° Membro da banca: | Lima, Luiz Edgar Araújo |
2° Membro da banca: | Saldanha, Gustavo Segabinazzi |
Resumo: | A pesquisa tem como objetivo geral analisar as contribuições dos estágios para a Prefeitura Municipal de Santana do Livramento, bem como para o futuro profissional dos estudantes estagiários. No referencial teórico foram abordados os seguintes tópicos: Estágios, Objetivos e Legislação e Estágio como uma forma de inicialização à inserção profissional. O estudo possui um aspecto qualitativo, descritivo e exploratório, com a técnica de coleta de dados de entrevistas semiestruturadas com o responsável geral pelos estágios da prefeitura, com os responsáveis pelos estágios nas Secretarias da Administração, Educação, Fazenda e Saúde, e com dois estagiários de cada uma das quatro secretarias. Foram definidos três blocos de análise, sendo que no primeiro verificou-se que, de modo geral, os entrevistados tem pouco conhecimento sobre a lei dos estágios; no segundo bloco verificou-se um contraponto na fala dos responsáveis e dos estagiários sobre a contribuição dos estágios para o serviço público; e no terceiro bloco, constatou-se que, mesmo que alguns estagiários não estejam alocados na sua área de formação, o estágio contribui para a trajetória e inserção profissional destes estudantes. |
Abstract: | The research has the general objective: To analyze the contributions of the stages for the Municipality of Santana do Livramento, as well as for the professional future of student interns. In the theoretical framework the following topics were discussed: Stages, Objectives and Legislation and Stage as a way to start the professional insertion. The study has a qualitative, descriptive and exploratory aspect with the technical collection of semi-structured interview data with the general responsible for the city stages, with those responsible for the stages in the Administration Offices, Education, Finance and Health, and two interns each of the four departments. Three analytical blocks were defined, and the first was found that, in general, respondents have little knowledge about the law of the stages; in the second block there was a counterpoint speech of officials and trainees on the contribution of the stages for public service; and in the third block, it was found that even if some trainees are not allocated in their area of training, the training contributes to career and professional integration of these students. |
Palavras-chave: | Estágio Gestão pública Inserção profissional Serviço público Stage Public administration Professional insertion Public service |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Santana do Livramento |
Citação: | FERNANDES, Gabriele dos Santos. Contribuições dos estágios para a formação dos estagiários e para o serviço público: um estudo na prefeitura municipal de Santana do Livramento . Santana do Livramento: Unipampa, 2016. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1825 |
Data do documento: | 31-Out-2016 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Pública |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Gabriele dos Santos Fernandes.pdf | 330.96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.