Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1798
Tipo: | Monografia de Especialização |
Título: | A utilização da resolução de problemas como metodologia de ensino e aprendizagem no estudo da multiplicação de matrizes |
Autor(es): | Oliveira, Katia Simone Antunes de |
Primeiro Orientador: | Noguti, Fabiane Cristina Höpner |
Coorientador: | Ferreira, Adir Alexandre Bibiano |
Resumo: | O presente trabalho, baseado em pesquisa qualitativa, busca o conhecimento e a utilização da Metodologia via Resolução de Problemas como instrumento alternativo de aprendizagem em sala de aula, para alunos do 2º ano do ensino médio, destacando o estudo da multiplicação de matrizes. Todo trabalho tem como base a necessidade de produzir um ensino significativo, que promova o conhecimento lógico matemático dos alunos. Como fundamentação teóricas foram utilizados os estudos de George Polya, em a Arte de Resolver Problemas, as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais, e também novas propostas de ensino e aprendizagem nas ideias de Lourdes de la Rosa Onuchic e Luiz Roberto Dante, ambos oriundos do Programa de Pós Graduação da Universidade Estadual Paulista (UNESP).Considerando a importância de uma aprendizagem mais significativa de matemática e centrando o foco do estudo no conceito e multiplicação de matrizes, essa pesquisa visa responder a duas questões centrais: Quais as principais dificuldades apresentadas pelos alunos ao resolver questões referentes a matrizes? e Quais as contribuições que a metodologia via resolução de problemas pode proporcionar para uma aprendizagem significativa no ensino de multiplicação de matrizes para uma turma do 2º ano do Ensino Médio? |
Abstract: | This work, based on qualitative research, seeks knowledge and use Methodology through problem solving as an alternative learning in the classroom, for students in 2nd year of high school, emphasizing the study of matrix multiplication. All work is based on the need to produce a meaningful education that promotes logical mathematical knowledge of students. In support of theoretical studies were used by George Polya, in the Art of Problem Solving, the guidelines of the National Curriculum, and also proposed new ideas in teaching and learning of Lourdes de la Rosa Onuchic and Luiz Roberto Dante, both from the Program Graduate of Universidade Estadual Paulista (UNESP). Considering the importance of more significant learning of mathematics and the focus of the study focusing on the concept and matrix multiplication, this research aims to answer two central questions: What are the main difficulties presented by the students to resolve issues related to arrays? and What are the contributions that the methodology through problem solving can provide for a meaningful learning in the teaching of multiplication of matrices for a class of 2nd year of high school? |
Palavras-chave: | Matemática Resolução de problemas Multiplicação de matrizes Educação Mathematics Problem solving Matrix multiplication Education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Alegrete |
Citação: | OLIVEIRA, Katia Simone Antunes de. A utilização da resolução de problemas como metodologia de ensino e aprendizagem no estudo da multiplicação de matrizes. 77p. 2011. Monografia (Especialização em Tecnologia no ensino de Matemática) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2011. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1798 |
Data do documento: | 3-Nov-2011 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Tecnologia no Ensino de Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A utilização da resolução de problemas como metodologia de ensino e aprendizagem no ....pdf | 1.17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.