Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1727
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Análise das mudanças na meta 4 do PNE pelo PEE do Rio Grande do Sul e PME de Uruguaiana |
Otros títulos : | Analysis of the changes in PNE target 4 by the pee of Rio Grande do Sul and PME of Uruguaiana |
Autor(es): | Alves, Carla Rosangela Bairros |
Primeiro Orientador: | Dinardi, Ailton Jesus |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo contrapor as estratégias da meta 4 do Plano Nacional de Educação(PNE) com Plano Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (PEE)e o Plano Municipal de Educação de Uruguaiana(PME), buscando evidências divergentes entre estes, a partir de uma pesquisa documental e bibliográfica. Com isso buscamos verificar o que essas diferenças nas redações dos planos irão afetar no contexto de vida destes estudantes com deficiência, uma vez que determinadas terminologias alteraram o sentido da lei maior (PNE) sob a nova ótica do PEERS e PME. A partir da análise realizada, foi possível constatarmos a partir das comparações realizadas, diversas inconsistências entre os planos , onde no âmbito federal e municipal se traz um estímulo para a qualificação docente junto a alunos na educação especial, enquanto que no estadual não se instiga que o professor se qualifique para atender este aluno, fazendo com que a inclusão presente nestes documentos ou em documentos oficiais não seja efetivamente concretizada. |
Resumen : | This article aims to counteract the strategies of goal 4 of the National Education Plan (PNE) with State Education Plan of Rio Grande do Sul (PEE) and Uruguaiana Municipal Education Plan (PME), seeking divergent evidences among them, From a documentary and bibliographical research. In this way, we try to verify what these differences in the drafting of the plans will affect in the life context of these students with disabilities, since certain terminologies have changed the meaning of the major law (PNE) under the new view of PEERS and SMEs. From the analysis carried out, it was possible to verify from the comparisons made, several inconsistencies between the plans, where at the federal and municipal levels there is a stimulus for teaching qualification with students in special education, while in the state it is not instigated that The teacher qualifies to attend this student, so that the inclusion present in these documents or in official documents is not effectively fulfilled. |
Palabras clave : | Plano Nacional de Educação Qualificação docente National Education Plan Science of nature |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Campus: | Campus Uruguaiana |
Tipo de acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | http://hdl.handle.net/riu/1727 |
Fecha de publicación : | 18-jun-2016 |
Aparece en las colecciones: | Licenciatura em Ciências da Natureza |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CARLA ALVES.pdf | 369.73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons