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https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1676
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Avaliação do comportamento mecânico do material fresado misturado com aglomerantes e adições minerais |
Autor(es): | Fontoura, Priscilla Rodrigues |
Primeiro Orientador: | Budny, Jaelson |
Resumo: | A grande maioria das rodovias brasileiras encontra-se em estado de utilização crítico, não oferecendo segurança e conforto para os usuários e essa realidade mostra o déficit de ações alternativas para devolver a funcionalidade das estradas. Desta maneira surge um cenário positivo para aplicação da reciclagem dos pavimentos, onde se torna adequada a reutilização do material que é retirado das rodovias quando realiza-se a manutenção das mesmas. Este trabalho avaliou o acréscimo na resistência à tração do material fresado com aglomerantes e adições minerais para aplicação em camadas de base e sub-base de pavimentos asfálticos. Os ensaios foram realizados no Laboratório de Geotecnia e Pavimentação e no Laboratório de Materiais de Construção Civil, ambos da Unipampa – Campus Alegrete. O material fresado é proveniente de um trecho da BR-290 próximo à cidade de Rosário do Sul e foram moldados corpos de prova cilíndricos com dimensões 10 x 5 cm para realizar o ensaio de resistência à tração por compressão diametral. As adições de aglomerantes foram realizadas em diferentes teores. A partir dos resultados definiu-se a mistura que obteve maior resistência, composta de 80% de material fresado, 20% de pó de pedra, 5% de cimento e 5% de sílica da casca de arroz, afirmando a viabilidade da aplicação em camadas de pavimentos. |
Resumen : | The vast majority of Brazilian highways is in critical use, not providing safety and comfort for the users and this fact shows the deficit of alternative actions to restore the functionality of the roads. Thus a positive application for the recycling of pavements scenario where it becomes appropriate reuse of the material that is removed from the highways when carried out their maintenance arises. This study evaluated the increase in tensile strength of the milled material with mineral additions for the application of layers of base and sub-base pavements. Assays were performed in the Laboratory of Geotechnical and Pavement and Materials Laboratory Construction, both of Unipampa – Campus Alegrete. The milled material is from a stretch of the BR-290 near the city of Rosario do Sul and cylindrical specimens were cast with dimensions 10 x 5 cm to perform the test of tensile strength by diametral compression. The additions of binders were performed at different levels. From the results set the mixture with highest resistance, comprising 80% of the milled material, 20% stone powder, 5% cement and 5% of the rice hull silica, asserting the feasibility of applying layers floor. |
Palabras clave : | Civil engineering Milling Asphalt paving Recycling Engenharia civil |
CNPQ: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Campus: | Campus Alegrete |
Tipo de acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1676 |
Fecha de publicación : | 12-mar-2014 |
Aparece en las colecciones: | Engenharia Civil |
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