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https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1627
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Utilização da cal e da cinza da casca de arroz no melhoramento das propriedades geotécnicas de solos |
Autor(es): | Klamt, Rodrigo André |
Primeiro Orientador: | Baroni, Magnos |
Resumo: | A pesquisa relatada neste trabalho de conclusão de curso teve por objetivo estudar a viabilidade técnica de estabilizar-se um solo arenoso de Alegrete/RS com a adição de cal e cinza de casca de arroz (CCA). A cal é amplamente utilizada na melhoria dos solos, o diferencial é a inclusão de porcentagens de CCA que se encontra no grupo de rejeitos gerados em grande volume anualmente e são muitas vezes descartadas de forma inadequada no meio ambiente, sem nenhum critério técnico, ou demandam custos elevados relativos à estocagem e destinação final. A metodologia do trabalho consistiu em estudar e desenvolver um programa experimental de ensaios que permitiu o conhecimento e o melhoramento das propriedades de um solo arenoso proveniente de uma jazida localizada na cidade de Alegrete, RS, com o uso de diferentes porcentagens de cal e CCA como agentes estabilizantes. Foram comparados os resultados de corpos de prova do solo moldados sem inclusão de nenhum agente estabilizador e amostras com diferentes teores desses materiais e, desta maneira, é comprovado o desempenho dos diferentes traços estudados. Foram realizados ensaios de granulometria, limites de consistência, compactação e resistência à compressão simples (RCS) em todos os traços estudados e determinou-se as influências do tempo de cura e dos teores de cal e cal+CCA nas compactações, resistências e caracterizações. Os valores máximos de resistência à compressão simples foram obtidos para as misturas com cal+CCA. A estabilização do solo arenoso com cal e CCA mostrou-se eficaz, permitindo o uso desses materiais nas camadas de base e sub-base de pavimentação, tendo em vista a adição de novos materiais e minimização do problema de deposição da cinza de casca de arroz. |
Abstract: | The research reported here in this assignment aimed to study the technical feasibility of stabilizing a sandy soil from Alegrete/RS with the addition of lime and rice husk ash. The limes are widely used in soil’s improvement, the difference is the inclusion of percentages of CCA, which is in the group of large volume generated annually and are often improperly discarded into the environment without any technical criterion, or demand high costs relating to storage and final disposal. The methodology of the study was to develop a program of experimental tests that allowed the know ledge and improvement of some properties in the sandy soil from a deposit located in the city of Alegrete, RS, with the use of different percentages of lime and CCA as stabilizing agents. The body-proof’s results were compared without any stabilizer samples with different amounts of these materials and, thus, is proven performance of the different traits studied. Particle size test, consistency of limits, compaction and compression strength (RCS) were realized. The same characteristics in all studied sample were found and it was possible to determined the influence so curing time and contents of lime and lime+CCA in the compressions, resistors and characterizations. The maximum values of compressive strength were obtained for mixtures with lime+CCA. The stabilization of a sandy soil with limes and CCA proved it selves effective, allowing the use of these materials in the layers of the base and sub-base for paving, in order to add new materials and minimizing the problem of disposal of rice hull ash. |
Palavras-chave: | Civil engineering Soil stabilization Pavements Lime Rice husk ash Engenharia civil Pavimentos Estabilização dos solos Cinza de casca de arroz |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Campus: | Campus Alegrete |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1627 |
Data do documento: | 5-Nov-2012 |
Aparece nas coleções: | Engenharia Civil |
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