Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1581
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Ontopampa: uma ontologia de suporte à oferta de disciplinas complementares de graduação |
Autor(es): | Pasqualotti, Ricardo |
Primeiro Orientador: | Silva, João Pablo Silva da |
Resumo: | Devido à grande diversidade de áreas englobadas pela Computação, existem diversos caminhos que podem ser seguidos por alunos de graduação do curso de Ciência da Computação. As instituições de ensino superior oferecem uma parte do currículo flexível, permitindo que os discentes direcionem seu currículo às suas áreas de interesse. A grande diversidade dessas áreas de interesses introduz um problema na escolha e oferta das Disciplinas Complementares de Graduação (DCGs). Neste trabalho foi realizado o desenvolvimento de um modelo ontológico capaz de auxiliar o coordenador do curso no processo de planejamento de oferta das DCGs, considerando as áreas de interesse dos alunos. A ontologia foi constituída através do método Ontology Developmente 101, e teve seu domínio dividido em duas perspectivas: uma responsável por representar o currículo do curso, e a outra por estabelecer o perfil dos alunos. Através da correlação entre essas perspectivas, foi possível representar o conhecimento necessário para responder as consultas referentes ao processo de oferta de DCG, e ao aconselhamento de DCG para alunos e professores. |
Abstract: | Due to the wide diversity of áreas encompassed by Computer Science, there are several paths that can be followed by graduate students of the Computer Science course. The higher education institutions provide a flexible parto f the curriculum, allowing students to target their resume to their of interest. The wide diversity of these areas of interest introduces a problem in the choice and offer or Undergraduate Complementary Disciplines (DCG). In this work, it was developed an ontological model capable of helping the course coordinator in the planning process DCG offer, considering the interest areas of students. The ontology was build using the Ontology Development 101 method, ans its domain was divided into two perspectives: one is responsible for representing the course curriculum, and the other to establish a student profile. By the correlation between these perspectives, it was possible to represent the necessary knowledge to answer queries about the process off DCG offering, and the counseling of DCD for students and teacher. |
Palavras-chave: | Computer science Ontology University graduate Complementary disciplines |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1581 |
Data do documento: | 6-Mar-2013 |
Aparece nas coleções: | Ciência da Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ontopampa - uma ontologia de suporte à oferta de disciplinas complementares de graduação.pdf | 1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons