Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1567
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Experimentos virtuais na área de química com realidade aumentada |
Autor(es): | Santos, Brandon Marques dos |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Alessandro Bof de |
Resumo: | Memorização de equações e nomes, acaba por torná-la uma disciplina de difícil compreensão e desinteressante. Já a experimentação é apontada como a forma mais eficiente de aumentar o interesse dos discentes pelas ciências. Dessa forma, percebe-se que para uma melhor compreensão da química faz-se necessária a associação de atividades teóricas e práticas, o que nem sempre é possível dada a escassez de recursos dos laboratórios escolares ou mesmo a inexistência dessa instalação, considerada indispensável para o ensino de química, nas escolas. Como as várias técnicas propostas para minimizar os reflexos da carência de laboratórios nas escolas não foram suficientes para solucionar o problema, este trabalho apresenta o desenvolvimento de experimentos virtuais baseados em realidade aumentada como mais uma forma de proporcionar a prática laboratorial aos alunos. Para tanto são estudadas as características das principais técnicas propostas como alternativa ao laboratório tradicional, as principais ferramenta de rastreamento e detecção de marcadores, renderizadores e softwares de modelagem 3D, permitindo a construção de um sistema de realidade aumentada capaz de simular três experimentos químicos a um baixo custo. |
Resumen : | The teaching of chemistry based only on theoretical grounds, based on memorization of equations and names, eventually make it a discipline of understanding difficult and uninteresting. Already the experimentation is considered the most effective way to increase students’ interest in the science. But this is not always possible for shortage of resources or absence of school laboratories, considered essential for chemistry teaching. As the various techniques proposed to minimize the effects of the lack of laboratories in schools were not sufficient to solve the problem, this paper presentes the development of virtual experiments based on augmented reality as another way to provide students with laboratory practice. For this, were studied the characteristics of the main techniques proposed as alternatives to the traditional labs, the main tools of tracking and detection of markers, renders and 3d modeling softwares, allowing the construction of a augmented reality system capable of simulating three chemistry experiments with a low cost. |
Palabras clave : | Computer science Augmented reality Experimentation Computing Education Chemistry |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Tipo de acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1567 |
Fecha de publicación : | 5-mar-2013 |
Aparece en las colecciones: | Ciência da Computação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Experimentos virtuais na área de química com realidade aumentada.pdf | 9.35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons