Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1509
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | O ensino da química para alunos com deficiência visual: linguagens e métodos adaptados para a inclusão e integração escolar |
Autor(es): | Müller, Tiane Pereira |
Primeiro Orientador: | Pinton, Simone |
Resumo: | Atualmente percebe-se muito mais frequente a presença de alunos com deficiência visual no âmbito escolar, direito este que foi garantido devido às diversas políticas públicas em favor destes sujeitos. Com a inclusão destes alunos na escola, é preciso que os professores estejam preparados não só para recebê-los, mas também para realizar um trabalho adaptado e diferenciado a fim de explorar as potencialidades destes alunos e fazer com que eles possam atingir o mesmo grau de aproveitamento dos demais alunos e assim realmente se sentirem incluídos. Para conhecer como se realiza este trabalho de inclusão no Ensino da Química foi feita uma revisão literária sobre o referido tema com o objetivo de evidenciar materiais didáticos adaptados e também atividades direcionadas à estes alunos, inclusão e acessibilidade nas escolas, bem como a formação dos professores. Através deste estudo exploratório buscou-se também conhecer o material disponível para assim auxiliar os professores na condução da educação científica inclusiva. Escolheu-se este tema devido à necessidade de buscar métodos diferenciados de ensino a fim de proporcionar a inclusão destes alunos com deficiência visual no ambiente escolar e de modo a integrá-los na sociedade de maneira crítica e participativa. |
Resumen : | Currently you can see much more frequent the presence of students with visual impairment in schools, a right that was guaranteed due to the various public policies in favor of these subjects. With the inclusion of these students in school, it is important that teachers are prepared not only to receive them, but also to conduct a tailored and differentiated work in order to explore the potential of these students and make sure they can achieve the same degree of use of other students and so really feel included. To learn how to accomplish this include work in Chemistry Education was made a literature review on the said topic in order to highlight adapted teaching materials and also activities aimed at these students, inclusion and accessibility in schools and teacher training . Through this exploratory study, we sought to know the material available to so assist teachers in conducting inclusive science education. Was chosen this theme because of the need to seek different methods of teaching in order to provide the inclusion of students with visual impairment in the school environment and in order to integrate them in society in a critical and participatory manner. |
Palabras clave : | Inclusão Ensino-aprendizagem Deficiência visual Ensino adaptado Science of nature Chemistry Visually impaired Adapted teaching |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Tipo de acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1509 |
Fecha de publicación : | 3-jul-2015 |
Aparece en las colecciones: | Licenciatura em Ciências da Natureza |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tiane Muller.pdf | 443.15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons