Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1448
Tipo: | Relatório Técnico |
Título : | Bullying na escola : abordagem e uma proposta de intervenção nos anos iniciais. |
Autor(es): | Silva, Alessandra Moura de Oliveira |
Primeiro Orientador: | Hammes, Lúcio Jorge |
Resumo: | O presente Relatório Crítico-Reflexivo é resultado do projeto de pesquisa e intervenção pedagógica sobre o bullying escolar desenvolvido com crianças da turma do quinto ano, anos iniciais, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. João Thiago do Patrocínio de Bagé, Rio Grande do Sul, cujo objetivo foi provocar o reconhecimento da nocividade da prática do bullying, numa abordagem que envolveu atividades lúdicas variadas como brincadeiras e a produção de um teatro de bonecos. Todas as atividades contaram com a participação dos alunos com a colaboração da professora regente da turma e de uma estagiária, desenvolvidas em doze encontros, sendo que a cada um havia uma proposta lúdica diferente. Teve por base os atos de violência dentro das escolas e que envolvem alunos dos anos iniciais à universidade, podendo acarretar consequências graves para os envolvidos. Os dados foram coletados, aproveitando o diário de campo. A pesquisa foi dividida em dois componentes, sendo o primeiro em método da intervenção que se configura a primeira parte, onde estão descritos cada encontro e o segundo em método da avaliação da intervenção onde estão descritos os instrumentos de coleta e análise de dados utilizados para capturar os efeitos da intervenção. Na busca pelos resultados notou-se o melhoramento das relações entre as crianças que participaram das atividades lúdicas, além do surgimento do convite pela equipe diretiva para que o projeto pudesse ser vinculado à escola e trabalhado para atender a especificidade de cada turma. Abrem-se questionamentos à cerca das ações do poder público na busca do combate ao bullying escolar e as dúvidas que permeiam essas ações para o não alastramento efetivo dessa forma de violência. |
Resumen : | This Critical-Reflexive Report is the outcome of a pedagogical intervention research Project on “bullying” in the school environment that has been applied on school children studying in the fifth year, elementary school year, in the Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. João Thiago do Patrocínio in Bagé, Rio Grande do Sul, which main objective was to make them aware of the bullying real damage, by using several playful activities, such as creating a puppet theater. Every activity was done by students and the lead teacher and one intern. The activities were created during twelve meetings, and in each one there was a proposal for a different playful activity. It was based on the violence actions inside the school involving both elementary and college students, with the possibility of leading to severe consequences for the people involved. The data have been collected from the Field journal. The research was divided into two components, being the first one interventionist, in which every meeting is described. The second one is the evaluation of this intervention, in which the instruments used to collect and analyze all the data are described. In the evaluation of the results, the improvement on the relationship among the school children that participated of the playful activities have been pointed out. Also, the school management personnel showed a great interest to link this project to the school work and used to assist the characteristics of each group. Hence, questions about the actions taken by the public authorities on trying to battle against the school bullying as well as the questions about these actions is raised, so that such violence cannot be effective spread out. |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Tipo de acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1448 |
Fecha de publicación : | ago-2016 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Projeto Bullying - Alessandra Moura.pdf | Relatório Crítico Reflexivo Alessandra Moura de Oliveira Silva | 1.71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons