Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10196
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A conciliação entre trabalho, família e estudo: desafios e estratégias dos trabalhadores-estudantes de administração da Unipampa |
Título(s) alternativo(s): | Balancing work, family and study: challenges and strategies for Unipampa’s management student workers |
Autor(es): | Alves, Aline Vargas |
Primeiro Orientador: | Medeiros, Igor Baptista de Oliveira |
1° Membro da banca: | Vargas, Katiuscia de Fatima Schiemer |
2° Membro da banca: | Lima, Luiz Edgar Araujo |
Resumo: | Este artigo buscou analisar como os trabalhadores-estudantes do Curso de Administração da Unipampa conciliam as atividades profissionais, familiares e acadêmicas durante a graduação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, que analisou a relação entre a tríplice jornada das mulheres e homens que tentam equilibrar seus compromissos profissionais, familiares e acadêmicos. A coleta de dados foi feita com três técnicas: entrevista com 11 trabalhadores-estudantes com tríplice jornada; grupo focal com 10 trabalhadores-estudantes para aprofundar as discussões da primeira etapa de forma coletiva; e observação participante desta pesquisadora que também é trabalhadora-estudante. Os dados mostram que, devido a diversidades de perfis, como participantes alunos com ou sem filhos, assumindo diferentes papéis como provedores financeiros e responsáveis principais pelos cuidados familiares, há uma variação na forma como vivenciam os conflitos entre os três domínios. Os resultados apontam que os principais desafios enfrentados pelos trabalhadores-estudantes incluem a falta de tempo, o cansaço físico e mental, e a sobrecarga emocional, muitas vezes agravadas pela ausência de apoio institucional ou familiar. Por outro lado, os participantes destacaram estratégias como organização, planejamento e uso de redes de apoio para tentar lidar com as demandas significativas entre os gêneros: as mulheres, especialmente, as mães enfrentam desafios mais intensos devido às expectativas sociais relacionadas ao cuidado com a família, enquanto os homens ressaltam dificuldades diferentes, mas igualmente significativas, relacionadas às pressões para prover. |
Abstract: | This article sought to analyze how student-workers in the Unipampa Administration Course reconcile professional, family and academic activities during their undergraduate studies. To this end, a qualitative approach was conducted to analyze the relationship between the triple shifts of women and men who try to balance their professional, family and academic commitments. Data collection was carried out using three techniques: interviews with 11 student-workers working triple shifts; a focus group with 10 student-workers to collectively deepen the discussions of the first stage; and participant observation by this researcher, who is also a student-worker. The data show that, due to the diversity of profiles, such as student participants with or without children, assuming different roles as financial providers and primary caregivers, there is a variation in the way they experience conflicts between the three domains. The results indicate that the main challenges faced by student workers include lack of time, physical and mental fatigue, and emotional overload, often aggravated by the lack of institutional or family support. On the other hand, participants highlighted strategies such as organization, planning, and the use of support networks to try to deal with significant demands between genders: women, especially mothers, face more intense challenges due to social expectations related to family care, while men highlight different, but equally significant, difficulties related to the pressures to provide. |
Palavras-chave: | Conflito trabalho Estratégias de conciliação Família e estudo Tríplice jornada Conciliação entre trabalho Trabalhador-estudante Family and study conflict Conciliation strategies Reconciliation between work Triple shift Family and study Worker-student |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Santana do Livramento |
Citação: | ALVES, Aline Vargas. A conciliação entre trabalho, família e estudo: desafios e estratégias dos trabalhadores-estudantes de administração da Unipampa. 39 f. 2024.Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Santana do Livramento: Unipampa, 2024 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10196 |
Data do documento: | 3-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TC_Aline.pdf | 403.44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.