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dc.contributor.advisor1 | Ruppenthal, Raquel | - |
dc.creator | Soares, Renata Godinho | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-23T18:53:07Z | - |
dc.date.available | 2025 | - |
dc.date.available | 2025-06-23T18:53:07Z | - |
dc.date.issued | 2025 | - |
dc.identifier.citation | SOARES, Renata Godinho. Formação centrada na escola em comunidade de prática cultivada nos anos finais do ensino fundamental. 235 p. Tese (Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10176 | - |
dc.description.abstract | This thesis investigates how a community of practice can contribute to School-Centered Training for multi-area teachers in the final years of Elementary School. [...] The study was conducted in a qualitative approach, with exploratory and descriptive objectives. [...] The main theoretical references are Pedro Ribeiro Mucharreira, Antonio Nóvoa, Francisco Imbernón, Jean Lave, Ettiene Wenger and Márcia Cristina Cyrino. [...] Issues inherent to the professional profile, teaching know-how and main training demands were investigated. [...] Training actions were organized to meet the immediate demand of the selected school's teachers. [...] Changes were observed in teachers' attitudes regarding participation in pedagogical meetings [...]. Bureaucratic demands promoted by the maintainer were shown to cause discomfort and overload. [...] Finally, the thesis advocates for a School-Centered Education [...] highlighting the importance of developing formative actions with teachers, not just for teachers. [...] The evidence demonstrates the potential of CoPs in promoting a sense of belonging among teachers and improving pedagogical practice. One of the main challenges for CoP development is teaching overload and demands disconnected from reality. [...] The thesis aims to serve as a support for researchers to explore interventions that contribute to School-Centered Training. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Context | pt_BR |
dc.subject | Teaching practice | pt_BR |
dc.subject | School | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.subject | Contexto | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | Formação centrada na escola em comunidade de prática cultivada nos anos finais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.title.alternative | School-centered training in a community of practice cultivated in the final years of elementary school | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6313625186292501 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6918823752779978 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.program | Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta tese investiga como uma comunidade de prática pode contribuir na Formação Centrada na Escola para professores multiáreas dos anos finais do Ensino Fundamental. [...] O estudo foi conduzido numa abordagem qualitativa, com objetivos exploratórios e descritivos. [...] Os principais referenciais teóricos para o desenvolvimento e discussão da tese são Pedro Ribeiro Mucharreira, Antonio Nóvoa e Francisco Imbernón [...] e Jean Lave, Ettiene Wenger e Márcia Cristina Cyrino no que diz respeito ao cultivo de Comunidades de Prática. [...] Foram investigadas questões inerentes ao perfil profissional, ao saber/fazer docente e as principais demandas formativas dos participantes [...]. Foram organizadas ações formativas para atender à demanda imediata dos professores da escola selecionada. [...] Observaram-se mudanças na postura dos professores quanto à participação nas reuniões pedagógicas, que se tornaram o momento avaliativo da CoP [...]. Foram evidenciados os obstáculos impostos pelas demandas burocráticas promovidas pela mantenedora [...] Por fim, é reforçada a importância de os pesquisadores terem um olhar atento para com os professores da Educação Básica [...]. A tese preconiza por uma Formação Centrada na Escola, evidenciando a importância de se desenvolver as ações formativas com os professores e não somente para os professores. [...] As evidências constituídas ao longo da pesquisa demonstram o potencial da CoP para o desenvolvimento do senso de pertencimento do coletivo de professores no contexto profissional [...]. Um dos principais desafios para o cultivo da CoP diz respeito à sobrecarga docente e às demandas desconectadas da realidade. [...] Nessa perspectiva, almeja-se que esta tese sirva como um subsídio para que pesquisadores [...] possam explorar outras possibilidades de intervenção na escola de forma que colabore para uma Formação Centrada na Escola. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Uruguaiana | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde |
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RENATA GODINHO SOARES.pdf | 9.99 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
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