Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10174
Tipo: | Tese |
Título: | A autoria e o plágio acadêmico-científico no ensino de ciências |
Título(s) alternativo(s): | Authorship and academic-scientific plagiarism in science education |
Autor(es): | Nunes, Rose Cristina Alves |
Primeiro Orientador: | Dutra, Carlos Maximiliano |
Resumo: | O plágio pode ocorrer em diferentes etapas da educação, promovendo a falta de ética e prejudicando o respeito autoral. A literatura indica a existência de variados formatos de acometimento de plágio, que podem ocorrer advindo de aprendizagens que precisam ser consolidadas na Educação Básica. O possível acometimento de plágio em diferentes contextos, demonstra que este ato prejudica o desenvolvimento e a confiabilidade na Ciência e socialmente viola os Direitos Autorais. Dessa maneira, esta pesquisa objetivou investigar a percepção do plágio acadêmico-científico na formação de pesquisadores na área de Ensino em Ciências. A metodologia se caracteriza como qualitativa, de natureza básica e caráter descritivo, delineada pelo Estudo de Caso, Revisão Sistemática e Estudo Documental. O cenário da pesquisa foi formado pelo âmbito educacional em uma escola pública de Educação Básica de uma cidade fronteiriça situada no Rio Grande do Sul; acadêmico-científico em uma Universidade Federal em um Programa de Pós-Graduação na área de Ensino em Ciências; e tecnológico por meio da utilização de ferramentas de identificação de similaridade, artigos e periódicos científicos, a ferramenta de Inteligência Artificial Chat GPT e a investigação de documentos de um Repositório Acadêmico da referida instituição. [...] Os dados obtidos foram tratados por meio da Revisão Bibliográfica, Revisão Sistemática, Teoria Fundamentada de Dados com ênfase na Análise de Conteúdo. Os resultados estão apresentados nesta tese em formato de sete artigos científicos e uma cartilha. Estes permitem afirmar que é de fundamental importância o desenvolvimento de trabalhos que conscientizem tanto estudantes da Educação Básica quanto acadêmicos, sobre o protagonismo autoral e a escrita responsável os habilitando para o contexto acadêmico. [...] No âmbito acadêmico é necessário a promoção de uma maior conscientização formal e ética sobre o plágio, com a importância de que as publicações científicas sigam normas de qualidade, e com a criação de políticas internas de divulgação e sanções sobre o plágio acadêmico, visando a credibilidade científica. |
Abstract: | Plagiarism can occur at different stages of education, promoting a lack of ethics and undermining respect for authors. The literature indicates the existence of various forms of plagiarism, which can occur as a result of learning that needs to be consolidated in Basic Education. The possible occurrence of plagiarism in different contexts demonstrates that this act harms the development and reliability of Science and socially violates Copyright. Thus, this research aimed to investigate the perception of academic-scientific plagiarism in the training of researchers in the area of Science Education. The methodology is characterized as qualitative, basic in nature and descriptive in nature, outlined by Case Study, Systematic Review and Documentary Study. The research scenario was formed by the educational environment in a public school of Basic Education in a border city located in Rio Grande do Sul; academic-scientific in a Federal University in a Postgraduate Program in the area of Science Education; and technological through the use of similarity identification tools, scientific articles and journals, the Artificial Intelligence tool Chat GPT and the investigation of documents from an Academic Repository of the aforementioned institution. [...] The results are presented in this thesis in the format of seven scientific articles and a booklet. These allow us to affirm that it is of fundamental importance to develop works that raise awareness among both Basic Education students and academics about the authorial protagonism and responsible writing, qualifying them for the academic context. It was possible to identify that the use of similarity tools does not serve as a guarantee against plagiarism. In the academic field, it is necessary to promote greater formal and ethical awareness about plagiarism, with the importance of scientific publications following quality standards, and with the creation of internal policies for disclosure and sanctions on academic plagiarism, aiming at scientific credibility. |
Palavras-chave: | Plágio acadêmico Academic Plagiarism Similarity Checking Tools Artificial Intelligence Authorship Science Teaching Ferramentas de verificação de similaridade Inteligência Artificial Autoria Ensino em Ciências |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Uruguaiana |
Curso: | Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde |
Citação: | NUNES, Rose Cristina Alves. A autoria e o plágio acadêmico-científico no ensino de ciências. 235 p. Tese (Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10174 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ROSE CRISTINA ALVES NUNES.pdf | 8.8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.