Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10140
Tipo: Dissertação
Título : Impacto de ações de formação em neuroeducação junto a gestores pedagógicos e professores de adolescentes
Otros títulos : Impact of training actions in neuroeducation for pedagogical managers and teachers of adolescents
Autor(es): Tadielo, Ana Luiza Trombini
Primeiro Orientador: Carpes, Pâmela Billig Mello
Resumo: Os estudantes dos anos finais do ensino fundamental, tipicamente entre 11 e 14 anos, encontram-se numa fase de transição da infância para a adolescência. Características da adolescência, como a reatividade à recompensa, a tolerância à incerteza, e avaliações experimentais de valor e risco podem estar presentes. A compreensão das bases neurobiológicas destas características auxilia o processo ensino-aprendizagem. A inovação pedagógica, também fundamental para o sucesso deste processo, pressupõe uma transformação da realidade ao propor que estudantes e professores sejam protagonistas na mudança da forma de ensinar e aprender. A neurociência, por sua vez, contribui na proposição de mudanças que considerem os processos neurais que são importantes para a educação. Considerando que os conhecimentos trazidos pela neurociência buscam otimizar o potencial dos estudantes dentro da sala de aula, e que o professor é um dos principais agentes promotores de mudanças neurobiológicas que levam a aprendizagem dos estudantes, é de fundamental importância que gestores pedagógicos e professores conheçam minimamente os processos neurobiológicos envolvidos na aprendizagem, de forma a adotar práticas e metodologias de ensino que os qualifiquem. Estes saberes tornam-se ainda mais importantes num contexto tão desafiador quanto o ensino de adolescentes. Desta forma, o objetivo geral deste projeto é promover ações de formação em neurociência aplicada à educação envolvendo gestores educacionais e professores dos anos finais do Ensino Fundamental da Educação Básica, e avaliar o impacto das mesmas nos seus conhecimentos de neuroeducação. Para isso, foram envolvidos, inicialmente, gestores educacionais vinculados à Secretaria Municipal de Educação (SEMED)/Uruguaiana e, após, professores da Educação Básica dos anos finais do Ensino Fundamental. Foram propostas duas ações principais neste projeto: (i) atividades de formação de gestores educacionais em neurociência aplicada à aprendizagem de adolescente; e, (ii) atividades de formação de professores em neurociência aplicada à aprendizagem de adolescentes. Para avaliar o impacto das ações de formação, a pesquisa focou na mudança de conhecimentos sobre neuroeducação entre os participantes, na identificação da presença de neuromitos entre educadores e na eficácia da formação em promover uma compreensão baseada em evidências sobre o funcionamento cerebral. Nossa pesquisa destacou a importância crítica da formação em neurociência para gestores e professores. Identificamos que neuromitos são prevalentes entre educadores, e que a formação em neurociência é eficaz em promover melhoria de conhecimentos em neurociência. A necessidade de uma abordagem crítica na integração da neurociência na educação foi destacada pelos docentes, ecoando a importância do ceticismo saudável e da abordagem baseada em evidências. O estudo também sublinhou a relevância da interdisciplinaridade na formação de professores, indicando que a integração da neurociência com a educação pode enriquecer o conhecimento pedagógico. Isso permite aos educadores criar ambientes de aprendizado que maximizem o potencial cognitivo e emocional dos alunos. Este estudo permitiu a promoção de uma formação em neurociência aplicada à educação envolvendo gestores educacionais e professores dos anos finais do Ensino Fundamental da Educação Básica, e destacou o impacto positivo da mesma, que gerou melhoria de conhecimentos de neuroeducação.
Resumen : Students in the final years of elementary education, typically between 11 and 14 years old, find themselves in a transitional phase from childhood to adolescence. Characteristics of adolescence, such as reactivity to reward, tolerance to uncertainty, and experimental evaluations of value and risk, may be present. Understanding the neurobiological bases of these characteristics assists the teaching-learning process. Pedagogical innovation, also essential for the success of this process, presupposes a transformation of reality by proposing that students and teachers take a leading role in changing the way of teaching and learning. Neuroscience, in turn, contributes by suggesting changes that consider the neural processes important for education. Given that the knowledge brought by neuroscience seeks to optimize the potential of students within the classroom, and that the teacher is one of the main agents promoting neurobiological changes leading to student learning, it is of fundamental importance that pedagogical managers and teachers have at least a basic understanding of the neurobiological processes involved in learning, in order to adopt teaching practices and methodologies that qualify them. This knowledge becomes even more important in a context as challenging as teaching adolescents. Thus, the general objective of this project is to promote training actions in neuroscience applied to education involving educational managers and teachers from the final years of Elementary Education in Basic Education, and to evaluate the impact of the same on their knowledge of neuroeducation. For this purpose, educational managers linked to the Municipal Education Secretary (SEMED)/Uruguaiana were initially involved, and then, teachers from the final years of Elementary Education in Basic Education. Two main actions were proposed in this project: (i) training activities for educational managers in neuroscience applied to adolescent learning; and, (ii) training activities for teachers in neuroscience applied to adolescent learning. To evaluate the impact of the training actions, the research focused on the change in knowledge about neuroeducation among the participants, the identification of the presence of neuromyths among educators, and the effectiveness of the training in promoting an evidence-based understanding of brain functioning. Our research highlighted the critical importance of training in neuroscience for managers and teachers. We identified that neuromyths are prevalent among educators, and that training in neuroscience is effective in improving knowledge in neuroscience. The need for a critical approach in integrating neuroscience into education was highlighted by the teachers, echoing the importance of healthy skepticism and the evidence-based approach. The study also underscored the relevance of interdisciplinarity in teacher training, indicating that the integration of neuroscience with education can enrich pedagogical knowledge. This allows educators to create learning environments that maximize the cognitive and emotional potential of students. This study allowed the promotion of training in neuroscience applied to education involving educational managers and teachers from the final years of Elementary Education in Basic Education, and highlighted the positive impact of the same, which generated an improvement in neuroeducation knowledge.
Palabras clave : Inovação Pedagógica
Formação de professores
Cérebro
Neuroplasticidade
Teacher Training
Aprendizagem
Neuroplasticity
Pedagogical Innovation
Learning
Brain
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Curso: Mestrado em Ciências Fisiológicas
Citación : TADIELO, Ana Luiza Trombini. Impacto de ações de formação em neuroeducação junto a gestores pedagógicos e professores de adolescentes. 131 p. Dissertação (Mestrado em Ciências Fisiológicas) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10140
Fecha de publicación : 2024
Aparece en las colecciones: Mestrado em Ciências Fisiológicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ANA LUIZA TROMBINI TADIELO.pdf3.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.