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Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: Descosturando estereótipos: surdez oralizada e acessibilidade comunicacional
Autor(es): Vargas, Elisangela Rodrigues
Primeiro Orientador: Brizolla, Francéli
1° Membro da banca: Brizolla, Francéli
2° Membro da banca: Cavallet, Valdo José
3° Membro da banca: Dias, Lisete Funari
4° Membro da banca: Jesus, Suzana Cavalheiro de
Resumo: Esta dissertação autobiográfica investigou como a vivência da autora, uma pessoa surda oralizada e sujeita da pesquisa, pode contribuir para a remoção de barreiras de comunicação enfrentadas por estudantes surdos oralizados na educação básica e no ensino superior. A pesquisa justificou-se pela necessidade de ampliar o debate sobre as diversidades na surdez, com ênfase na surdez oralizada, um tema ainda pouco explorado, mas essencial para que a inclusão contemple todos os perfis de surdos e promova a consciência de que a Libras, embora fundamental, não é acessibilidade para todos os tipos de surdez. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando o método autobiográfico fundamentado nos estudos de Ferrarotti (2014) e Josso (2020) e na compreensão cênica proposta por Marinas e Abrahão apud Marinas e Frison (2019) para a análise dos dados. Por meio de instrumentos primários e secundários, foram analisadas as barreiras e facilitadores na comunicação e nas atitudes que marcaram a trajetória da autora. A pesquisa também discute conceitos como, inclusão, língua materna, pluralidade surda, terminologias associadas, marcos legais e questões linguísticas da perda auditiva, conectando experiências pessoais às questões estruturais e sociais. Além disso, o estudo discute os paradigmas da inclusão, destacando a necessidade de um paradigma pós-inclusivo, que vá além da aceitação das diferenças, propondo uma educação genuinamente plural desde sua concepção, capaz de integrar todas as formas de existência e comunicação. Os resultados indicam que a invisibilidade dos surdos oralizados nos debates sobre inclusão perpetua estereótipos e reforça exclusões silenciosas. A pesquisa conclui que práticas educacionais mais inclusivas, que considerem a diversidade comunicacional, são essenciais para garantir acessibilidade plena e equidade. Ao narrar sua própria história, a autora busca não apenas dar visibilidade às experiências dos surdos oralizados, mas também contribuir para reflexões e ações que ampliem os debates sobre acessibilidade e inclusão.
Resumen: Esta tesis autobiográfica investigó cómo la experiencia del autor, una persona sorda oral y sujeto de investigación, puede contribuir a la eliminación de las barreras de comunicación que enfrentan los estudiantes sordos orales en la educación básica y superior. La investigación se justificó por la necesidad de ampliar el debate sobre la diversidad en la sordera, con énfasis en la sordera oralizada, un tema aún poco explorado, pero esencial para la inclusión para abarcar todos los perfiles de personas sordas y promover la conciencia de que Libras, aunque esencial , no es accesibilidad para todos los tipos de sordera. La investigación adoptó un enfoque cualitativo, utilizando el método autobiográfico basado en los estudios de Ferrarotti (2014) y Josso (2020) y la comprensión escénica propuesta por Marinas y Abrahão (2019) para el análisis de datos. Utilizando instrumentos primarios y secundarios, se analizaron las barreras y facilitadores en la comunicación y las actitudes que marcaron la trayectoria del autor. La investigación también analiza conceptos como inclusión, lengua materna, pluralidad de sordos, terminologías asociadas y marcos legales, conectando experiencias personales con cuestiones estructurales y sociales. Además, el estudio discute los paradigmas de inclusión, destacando la necesidad de un paradigma postinclusivo, que vaya más allá de la aceptación de las diferencias, proponiendo una educación auténticamente plural desde su concepción, capaz de integrar todas las formas de existencia y comunicación. Los resultados indican que la invisibilidad de las personas sordas orales en los debates sobre inclusión perpetúa estereotipos y refuerza exclusiones silenciosas. La investigación concluye que prácticas educativas más inclusivas, que consideren la diversidad comunicacional, son esenciales para garantizar la plena accesibilidad y equidad. Al contar su propia historia, la autora busca no sólo dar visibilidad a las experiencias de las personas sordas orales, sino también contribuir a reflexiones y acciones que amplíen los debates sobre la accesibilidad y la inclusión.
metadata.dc.subject: Surdez oralizada
Acessibilidade comunicacional
Identidade surda
Inclusão
Autobiografia
Sordera oral
Accesibilidad comunicacional
identidad sorda
Inclusión
Autobiografía
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Acadêmico em Ensino
metadata.dc.identifier.citation: VARGAS, Elisangela Rodrigues. Descosturando estereótipos: surdez oralizada e acessibilidade comunicacional. 2025. 189f.: il. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10129
metadata.dc.date.issued: 18-Feb-2025
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Acadêmico em Ensino

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