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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Bancos digitais no mercado de crédito
Otros títulos : Digital banks in the credit market
Autor(es): Pedroso, Vinicius Carneiro
Primeiro Orientador: Madruga, Felipe Gomes
1° Membro da banca: Redivo, André da Silva
2° Membro da banca: Soares, Ana Luisa de Souza
Resumo: O processo de digitalização bancária surgiu como uma resposta à demanda da sociedade pela necessidade de reduzir a burocracia nos grandes bancos, criando uma oportunidade para a inserção dos bancos digitais no mercado financeiro. Embora o termo "banco digital" não configure uma classificação oficial, ele descreve instituições cujo modelo de negócios se caracteriza pelo relacionamento remoto e diferenciado com os clientes, um formato que tem expandido sua participação no mercado nacional. Dessa forma, esta pesquisa tem por objetivo investigar como a presença dos bancos digitais tem impactado as taxas de juros no mercado de crédito brasileiro. Para isso, foi elaborada uma revisão bibliográfica que abrange as estruturas de mercado, com foco nas características do oligopólio; e economia monetária, apresentando bancos comerciais, o papel do crédito a partir de uma perspectiva keynesiana-schumpeteriana e os desafios do crédito no contexto brasileiro. O estudo também analisa o Sistema Financeiro Nacional, apresentando seus integrantes e quais são as principais funções por eles desempenhadas. Além disso, é desenvolvido uma seção descrevendo o segmento de bancos digitais e verificando a possível relação entre a taxa de juros e o tipo de instituição. Para realizar isso, foi definido as categorias a partir do seu foco de atuação de mercado e o tipo atendimento oferecido pelas instituições. A metodologia utilizada na pesquisa foi o método hipotético dedutivo, através de pesquisas documentais e análise de dados secundários, utilizando-se de fontes como o Banco Central, Anbima, documentos institucionais dos Órgãos e das Instituições Financeiras.
Resumen : The process of banking digitalization emerged as a response to society's demand for reducing bureaucracy in large banks, creating an opportunity for the entry of digital banks into the financial market. Although the term "digital bank" does not represent an official classification, it describes institutions whose business model is characterized by remote and differentiated customer relationships, a format that has been expanding its presence in the national market. Thus, this research aims to investigate how the presence of digital banks has impacted interest rates in the Brazilian credit market. To achieve this, a literature review was conducted, covering market structures with a focus on the characteristics of oligopoly, and monetary economics, presenting commercial banks, the role of credit from a Keynesian-Schumpeterian perspective, and the challenges of credit in the Brazilian context. The study also analyzes the National Financial System, detailing its components and the main functions they perform. Additionally, a section is developed to describe the digital banking segment and examine the potential relationship between interest rates and the type of institution. For this purpose, categories were defined based on the market focus and type of service offered by the institutions. The methodology used in the research follows the hypothetico-deductive method, employing documentary research and secondary data analysis, drawing on sources such as the Central Bank, ANBIMA, institutional documents from regulatory bodies, and financial institutions.
Palabras clave : Bancos digitais
Taxas de juros
Mercado de crédito
Instituições digitais
Digitalização bancária
Digital banks
Credit market
Digital institutions
Banking digitalization
Interest rates
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Santana do Livramento
Citación : PEDROSO, Vinicius Carneiro. Bancos digitais no mercado de crédito. 100 f. 2024.Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas). Santana do Livramento: Unipampa, 2024
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10118
Fecha de publicación : 4-dic-2024
Aparece en las colecciones: Ciências Econômicas

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