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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Cidadania financeira: a percepção dos estudantes da Unipampa campus Sant’ana do Livramento
Título(s) alternativo(s): Financial citizenship: the perception of students at Unipampa Sant’ana do Livramento campus
Autor(es): Vilagram, Gabrielly da Silva Pinto
Primeiro Orientador: Dutra, Vanessa Rabelo
1° Membro da banca: Flores, Sílvia Amélia Mendonça
2° Membro da banca: Sopena, Mauro Barcellos
Resumo: Cidadania financeira é um termo recente no meio acadêmico, entretanto, seu conceito vem sendo aperfeiçoado ao longo dos anos, visando uma participação qualificada dos indivíduos no sistema financeiro. O estudo do tema iniciou com abordagens isoladas quanto a inclusão, alfabetização e proteção financeira e, coube ao Banco Central do Brasil através da estratégia de educação financeira, integrar estas dimensões de análise, dando origem ao conceito de cidadania financeira. Diante disso, a presente pesquisa tem o propósito de analisar a percepção de cidadania financeira dos estudantes dos cursos de graduação da Universidade Federal do Pampa, campus Sant’Ana do Livramento-RS. Para atingir o objetivo do estudo, foram aplicados 274 questionários com os graduandos. A técnica utilizada para interpretá-la foi a estatística descritiva e a utilização de tabelas de frequência. Os resultados apontam que apesar de 52,13% dos graduandos não estarem satisfeitos com sua atual situação financeira, os cálculos aplicados através da Escala de Percepção de Cidadania Financeira - EPCF, medida proposta por Delanoy (2020) demonstram que 67,88% dos respondentes exercem alta cidadania financeira.
Resumen: La ciudadanía financiera es un término reciente en el mundo académico, sin embargo, su concepto se ha ido perfeccionando a lo largo de los años, apuntando a la participación calificada de los individuos en el sistema financiero. El estudio del tema comenzó con enfoques aislados sobre inclusión, alfabetización y protección financiera, y le correspondió al Banco Central de Brasil, a través de la estrategia de educación financiera, integrar estas dimensiones de análisis, dando lugar al concepto de ciudadanía financiera. Ante esto, el objetivo de esta investigación es analizar la percepción de ciudadanía financiera de estudiantes de pregrado de la Universidad Federal de Pampa, campus Sant’Ana do Livramento-RS. Para lograr el objetivo del estudio, se administraron 274 cuestionarios a estudiantes universitarios. La técnica utilizada para interpretarlo fue la estadística descriptiva y el uso de tablas de frecuencia. Los resultados indican que si bien el 52,13% de los graduados no están satisfechos con su situación financiera actual, los cálculos aplicados a través del escala de percepción de ciudadanía financiera -EPCF, medida propuesta por Delanoy (2020), demuestran que 67,88% de los encuestados ejercen una alta ciudadanía financiera.
Palavras-chave: Inclusão
Escala de percepção
Alfabetização financeira
Proteção financeira
Universitários
Inclusión
Educación financiera
Protección financiera
Escala de percepción
Estudiantes universitarios
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Santana do Livramento
Citação: VILAGRAM, Gabrielly da Silva Pinto. Cidadania financeira: a percepção dos estudantes da Unipampa campus Sant’ana do Livramento. 57 f. 2024.Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas). Santana do Livramento: Unipampa, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10113
Data do documento: 2-Dez-2024
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

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