Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10105
Tipo: | Dissertação |
Título : | Práticas de leitura literária na escola: avaliando uma proposta para estudantes do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Jaguarão/RS |
Autor(es): | Gualano, Michely Angela Vila |
Primeiro Orientador: | Moura, Patrícia dos Santos |
1° Membro da banca: | Moura, Patrícia dos Santos |
2° Membro da banca: | Silva Júnior, Bento Selau da |
3° Membro da banca: | Moser, Denise Aparecida |
4° Membro da banca: | Stein, Jorama de Quadros |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo investigar a aplicabilidade da sequência básica, um método desenvolvido por Cosson (2012), juntamente com o uso dos diários de leitura, como estratégias para incentivar a leitura literária e promover o letramento literário em uma turma de 6º ano do ensino fundamental. A metodologia adotada foi a de intervenção pedagógica, com abordagem qualitativa, segundo Damiani et al. (2013). Para a coleta de dados, utilizaram-se análise documental, questionário e observação participante, com o intuito de obter uma compreensão detalhada das interações dos estudantes com o material literário e das percepções sobre a prática de leitura literária. O embasamento teórico fundamenta-se nas concepções de leitura e letramento de Koch e Elias (2014), Kleiman (2016) e Solé (1998), enquanto o papel do letramento literário no contexto escolar é discutido à luz de Cosson (2012), Paulino e Cosson (2009), Colomer (2007) e Soares (2022). Além disso, documentos como a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018), o Referencial Curricular Gaúcho (Rio Grande do Sul, 2018) e o Documento Orientador Municipal (Jaguarão, 2020) foram incluídos como suporte normativo e curricular para contextualizar a relevância do trabalho na educação básica. Os resultados indicam que a sequência básica foi bem-sucedida em mobilizar os estudantes, levando-os a participar ativamente das etapas como a exploração de textos, a interpretação e a reflexão crítica. Notou-se que a sequência básica proporcionou uma estrutura organizada e acessível para que os estudantes se envolvessem mais profundamente com o conteúdo literário, ampliando sua visão de mundo e promovendo o desenvolvimento do letramento literário. Quanto aos diários de leitura, observou-se que, embora os estudantes não se mostrassem totalmente motivados a utilizá-los, foram fundamentais para identificar dificuldades na expressão escrita de suas percepções de leitura. Conclui-se que a sequência básica é uma ferramenta eficaz para o incentivo à leitura literária e o desenvolvimento do letramento literário nas escolas, oferecendo aos estudantes uma base para que se tornem leitores críticos e conscientes, capazes de refletir sobre a literatura e suas implicações na sociedade. O estudo ressalta a importância de a leitura estar no centro do planejamento pedagógico para potencializar o impacto na formação de leitores. Além disso, destaca-se que a formação continuada dos professores e sua disposição para inovar nas práticas pedagógicas são essenciais para consolidar uma educação voltada ao letramento literário e à promoção da leitura literária na educação básica. |
Resumen: | Esta pesquisa presenta como objetivo investigar la aplicabilidad de una secuencia básica, método desarrollado por Cosson, en conjunto con los diários de lectura, como estrategia de promover el incentivo a la lectura y al letramento literario, en un 6º año de la enseñanza fundamental. Se utilizó como metodología la pesquisa intervención pedagógica con abordaje cualitativa, según Damiani et al. (2013). Para recoletar los datos, se utilizó la análisis documental , el cuestionario y la observación participante , con la finalidad de obtener una comprensión detallada de las interacciones de los estudiantes con el material literario y las percepciones sobre la práctica de lectura. Los presupuestos teóricos son basados en las concepciones de lectura de Koch e Elias (2014), Kleiman (2016) e Solé (1998). Para discutir el papel del letramento literário en el contexto escolar, Cosson (2012), Paulino e Cosson (2009), Colomer (2007) y Soares (2022). Además, documentos como la Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018), el Referencial Curricular Gaucho (Rio Grande del Sur, 2018) y el Documento Orientador Municipal (Yaguarón, 2020) se incluyen como aporte teórico y curricular para contextualizar la relevancia del trabajo en la educación básica. Los resultados indican que la secuencia básica logró movilizar a los estudiantes, llevándolos a participar activamente sus etapas como la exploración, interpretación y reflexión crítica del texto. Se observó que la secuencia proporcionó una estructura organizada y accesible para que los estudiantes participaran más profundamente en el contenido literario, ampliando su visión del mundo y promoviendo el desarrollo del letramento literario. En relación a los diarios de lectura, se observó que, aunque los estudiantes no estaban completamente motivados para utilizarlos, estos diarios fueron fundamentales para identificar dificultades en la expresión escrita de sus percepciones lectoras. Se concluye que la secuencia básica es una herramienta eficaz para fomentar la lectura literaria y desarrollar el letramento literario en las escuelas, ofreciendo a los estudiantes una base para convertirse en lectores críticos y conscientes, capaces de reflexionar sobre la literatura y sus implicaciones para la sociedad. El estudio destaca la importancia de que la lectura esté en el centro de la planificación pedagógica para mejorar el impacto en la formación lectora. Además, se destaca que la formación continua de los docentes y su voluntad de innovar en las prácticas pedagógicas son fundamentales para consolidar una educación centrada en el letramanto literario y el fomento de la lectura en la educación básica. |
Palabras clave : | Letramento literário Formação de leitores Ensino fundamental Letramento literario Formación de lectores Enseñanza fundamental |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Curso: | Mestrado Profissional em Educação |
Citación : | GUALANO, Michely Angela Vila. Práticas de leitura literária na escola: avaliando uma proposta para estudantes do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Jaguarão/RS. 102 p. 2024. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10105 |
Fecha de publicación : | 21-nov-2024 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MICHELY ANGELA VILA GUALANO.pdf | Michely Angela Vila Gualano 2024 | 1.87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.