???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10072
Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: Práticas de campo associadas a metodologias ativas no ensino de Geografia: um estudo no Ecoparque Sperry
metadata.dc.title.alternative: Field practices associated with active methodologies in Geography teaching: a study at Ecoparque Sperry
Autor(es): Denardin, Ursula Freitag Gasparotto
Primeiro Orientador: Roehrs, Rafael
Coorientador: Dinardi, Ailton Jesus
Resumo: Nos últimos vinte anos, a tecnologia reorganizou o modo como vivemos, como nos comunicamos e como aprendemos, Metade do que é conhecido hoje não era conhecido há dez anos atrás, desta forma, para acompanhar o desenvolvimento educacional, o professor necessita ser criativo e desenvolver novas metodologias de ensino, ou novas técnicas de ensino-aprendizagem, implementando às aulas tradicionais novas práticas que auxiliem na construção do conhecimento teórico-referencial. O presente trabalho utilizou de metodologias ativas para orientar a prática pedagógica, através da realização de práticas de campo, estudando um Ecoparque de preservação de Mata Atlântica. Os objetivos específicos desse trabalho foram: Utilizar metodologias ativas para orientar a prática pedagógica, através da realização de trabalho de campo com estudantes do Ensino Fundamental II, levando o estudante a integrar o processo de ensino-aprendizagem teórico e prático vivenciando o ambiente; Verificar a aprendizagem dos estudantes a partir de diferentes processos avaliativos orais, escritos e práticos; Evidenciar a importância das metodologias ativas para o processo ensino-aprendizagem; e na importância e no cuidado com o bioma Mata Atlântica entendendo o processo histórico de ocupação do ser humano. Este trabalho contou com análise de questionários, um anterior à saída de campo e outro posterior, construção de portfólios digitais, mapas conceituais, lapbook e concurso de fotografias. Os materiais produzidos foram analisados e inspirados através da Análise de Conteúdos de Laurence Bardin, por palavras-chave e em situações de respostas abertas, com a intenção de buscar a essência do resultado de conhecimento geral dos estudantes do processo de ensino-aprendizagem teórico e prático vivenciando o ambiente externo da sala de aula. Como resultados dessa pesquisa, procuramos ratificar e potencializar as metodologias ativas na educação de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental II. Partiu-se da necessidade de adequar a teoria à prática e para que o resultado acontecesse, a aprendizagem, o caminho percorrido foi de estudo e organização. Analisando os resultados construídos pelos estudantes podemos concluir que os objetivos propostos neste trabalho foram contemplados. A partir dessa prática se comprovou a importância das metodologias ativas para o processo ensino-aprendizagem. Espera-se que no futuro esses estudantes que passaram por essa vivência, possam ser cidadãos mais completos compreendendo a importância e o cuidado com o Meio Ambiente, desenvolvendo o espírito crítico de ocupação humana dando importância e preservando todas as espécies na Natureza.
Abstract: In the last twenty years, technology has reorganized the way we live, how we communicate and how we learn. Half of what is known today was not known ten years ago, therefore, to keep up with educational development, teachers need to be creative and develop new teaching methodologies, or new teaching-learning techniques, implementing new practices in traditional classes that help in the construction of theoretical-referential knowledge.The present work developed methodologies to guide pedagogical practice, through field practices, studying an Ecopark for the preservation of the Atlantic Forest. The specific objectives of this work were: Using active methodologies to guide pedagogical practice, through fieldwork with students from Elementary School II, leading the student to integrate the theoretical and practical teaching-learning process by experiencing the environment; Verify student learning based on different oral, written and practical assessment processes; Highlight the importance of active methodologies for the teaching-learning process; and the importance and care for the Atlantic Forest biome, understanding the historical process of human occupation. This work included analysis of questionnaires, one before the field trip and another after, construction of a portfolio, conceptual maps, lapbook and photography competition. The materials produced were analyzed and compiled using Laurence Bardin's Content Analysis, using keywords and in open response situations, with the intention of seeking the essence of the result of students' general knowledge of the theoretical and practical teaching-learning process. experiencing the external environment of the classroom. As a result of this research, we seek to ratify and enhance active methodologies in the education of students in the final years of Elementary School II. The starting point was the need to adapt theory to practice and for the result to happen, learning, the path taken was one of study and organization. Analyzing the results constructed by the students, we can conclude that the objectives proposed in this work were met. From this practice, the importance of active methodologies for the teaching-learning process was proven. It is hoped that in the future these students who have gone through this experience can be more complete citizens, understanding the importance and care for the Environment, developing the critical spirit of human occupation, giving importance and preserving all species in Nature.
metadata.dc.subject: Mata Atlântica
Ciências Humanas
Ecoparque
Educação Ambiental
Atlantic forest
Human Sciences
Ecopark
Environmental Education
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Curso: Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
metadata.dc.identifier.citation: DENARDIN, Ursula Freitag Gasparotto. Práticas de campo associadas a metodologias ativas no ensino de Geografia: um estudo no Ecoparque Sperry. 74 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10072
metadata.dc.date.issued: 2024
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
URSULA FREITAG GASPAROTTO DENARDIN.pdf2.35 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???