???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10071
Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: A exposição a um currículo ativo na graduação pode mudar as formas de estudar e aprender?
metadata.dc.title.alternative: Can exposure to an active undergraduate curriculum change the ways of studying and learning?
Autor(es): Fernandes, Tainá
Primeiro Orientador: Salgueiro, Andréia Caroline Fernandes
Resumo: As Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de medicina, enfatizam a importância da adoção de metodologias ativas de ensino-aprendizagem. O currículo Problem-Based Learning é um exemplo de currículo ativo, amplamente adotado na formação de profissionais da saúde. Possui uma abordagem pedagógica que utiliza problemas como ponto de partida para a aquisição e aplicação de novos conhecimentos. Essa estratégia curricular promove a integração de conhecimentos teóricos e práticos, encorajando os alunos a desenvolverem habilidades de autogestão, pesquisa, comunicação e trabalho em equipe. Para além da implementação de estratégias ativas, é necessário a compreensão da forma como os estudantes processam as informações e preferem aprender, pois essa percepção permite a personalização do ensino, facilitando a adaptação de metodologias que atendam às necessidades individuais, o que potencializa o processo de aprendizagem. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é investigar se as formas de aprender e estudar mudam ao longo do tempo quando o estudante é exposto a um currículo ativo. Trata-se de um estudo qualitativo, com abordagem descritiva. A amostra foi composta por acadêmicos do primeiro e quinto semestres e egressos de um curso de medicina de uma Universidade pública, que possui como orientação curricular o Problem Based Learning. Foi aplicado o Inventário de Estilos de Aprendizagem e questionários, no intuito de verificar a satisfação dos estudantes com o método de ensino do curso, avaliar o entendimento destes acerca dos objetivos das metodologias ativas e averiguar a possibilidade de mudança na forma de estudar e aprender ao longo de um ano. A análise dos dados foi feita através de Análise de Conteúdo. Com base na revisão de literatura, é possível perceber que a identificação dos estilos de aprendizagem dos estudantes auxilia na compreensão do perfil dos discentes e melhor adaptação das estratégias utilizadas em sala de aula. Já com relação aos resultados da pesquisa, foi identificado que a maioria dos estudantes de medicina possuem um perfil convergente, o que corrobora com os achados da literatura. A hipótese da pesquisa foi confirmada, pois a forma de estudar dos estudantes modificou ao longo de um ano, de acordo com a percepção destes. Ainda, foi possível inferir que os acadêmicos de medicina possuem um bom entendimento sobre os objetivos das metodologias ativas. Dessa forma, é possível perceber que a discussão sobre a implementação das metodologias ativas na educação transcende a simples adoção de “novas” técnicas de ensino. Ela toca em questões mais profundas sobre o papel do aluno e do docente, o entendimento sobre o processo de aprendizagem, e a flexibilidade necessária para atender às diversas necessidades dos estudantes. A importância do olhar e entendimento acadêmico sobre os objetivos dos métodos ativos é inegável, pois somente a partir dessa compreensão é possível torná-las realmente eficazes.
Abstract: The National Curriculum Guidelines for medical courses emphasize the importance of adopting active teaching and learning methodologies. The Problem-Based Learning (PBL) curriculum is an example of an active curriculum, widely adopted in the training of healthcare professionals. It has a pedagogical approach that uses problems as a starting point for acquiring and applying new knowledge. This curricular strategy promotes the integration of theoretical and practical knowledge, encouraging students to develop self-management, research, communication, and teamwork skills. Beyond the implementation of active strategies, it is essential to understand how students process information and prefer to learn, as this perception allows for the personalization of teaching, facilitating the adaptation of methodologies that meet individual needs, thereby enhancing the learning process. In this context, the objective of this research is to investigate whether learning and studying approaches change over time when students are exposed to an active curriculum. This is a qualitative study with a descriptive approach. The sample consisted of students from the first and fifth semesters and graduates of a public university medical course, whose curriculum is guided by Problem-Based Learning. The Learning Styles Inventory and questionnaires were applied to assess students' satisfaction with the course's teaching method, evaluate their understanding of the objectives of active methodologies, and investigate the potential change in the way they study and learn over a year. Data analysis was carried out through Content Analysis. Based on the literature review, it is evident that identifying students' learning styles helps understand their profile and better adapt the strategies used in the classroom. Regarding the research results, it was identified that most medical students have a convergent profile, which corroborates the findings in the literature. The research hypothesis was confirmed, as the students' study methods changed over the year, according to their perception. Additionally, it was possible to infer that medical students have a good understanding of the objectives of active methodologies. Thus, it becomes clear that the discussion about the implementation of active methodologies in education goes beyond the mere adoption of "new" teaching techniques. It touches on deeper issues about the roles of students and teachers, the understanding of the learning process, and the flexibility needed to meet students' diverse needs. The importance of academic understanding and awareness of the objectives of active methods is undeniable, as only through this understanding can they become truly effective.
metadata.dc.subject: Métodos Ativos
Medicina
Medicine
Estilos de Aprendizagem
Learning Styles
Active Methods
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Curso: Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
metadata.dc.identifier.citation: FERNANDES, Tainá. A exposição a um currículo ativo na graduação pode mudar as formas de estudar e aprender? 253p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10071
metadata.dc.date.issued: 2024
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