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https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10070
Tipo: | Dissertação |
metadata.dc.title: | O planejamento das ações do programa saúde na escola considera a realidade local no qual a co-munidade está inserida? |
metadata.dc.title.alternative: | Título em inglês: Does the planning of actions for the health at school program consider the local reality in which the community is inserted? |
Autor(es): | Souza, Rita de Cássia de |
Primeiro Orientador: | Lara, Simone |
Resumo: | O Programa Saúde na Escola (PSE) constitui-se de uma política pública intersetorial, desenvolvida pelos Ministérios da Saúde e da Educação, com foco na formação integral dos estudantes, por meio de ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e atenção à saúde dos mesmos. Assim, objetivou-se investigar se o planejamento das ações propostas pelo PSE considera as problemáti-cas de saúde locais, a partir da percepção dos atores envolvidos com o programa, no município de Uruguaiana-RS. Trata-se de um estudo de transversal, descritivo e qualitativo, no qual foram incluí-dos membros do grupo gestor, enfermeiros e professores atuantes no programa, no município de Uruguaiana-RS. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas, no qual foram gravadas para posterior transcrição e análise. As questões versaram em analisar se os atores conheciam as problemáticas de saúde locais, se o planejamento das ações propostas pelo PSE levava em consideração tais problemáticas, estratégias de efetividade do programa, bem como as-pectos positivos e negativos do mesmo. Para a análise das percepções, foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin. Como resultados, dentre as problemáticas locais encontradas em sua realida-de, tanto professores quanto enfermeiros destacaram os problemas de saúde mental em sua reali-dade. Cabe destacar que todos os enfermeiros, membros do grupo gestor e a maioria dos professo-res relataram que as ações propostas pelo PSE levavam em consideração as problemáticas de sa-úde locais. Contudo, destacaram algumas barreiras acerca dessas questões, como, por exemplo, a forma de abordagem de alguns temas, que pode comprometer a eficácia da ação, a dificuldade do PSE contemplar todas as problemáticas de saúde da comunidade, devido à complexidade da reali-dade local, assim como a falta de comunicação e divulgação das ações entre a ESF e a escola. Como estratégias para que o programa apresentasse maior efetividade, a necessidade de fomentar redes de apoio para esse trabalho (escola, universidade, profissionais da saúde) foram as mais rela-tadas pelos participantes. Com relação aos aspectos positivos do programa, os membros do grupo gestor ressaltaram a integração e o comprometimento dos profissionais da educação e saúde na condução das ações do PSE. Já, em relação às barreiras, a falta de comunicação e articulação in-tersetorial, entre os profissionais da educação e saúde foram as mais relatadas pelos participantes. Concluímos que as ações propostas pelo PSE levam em consideração as problemáticas de saúde locais, porém os atores envolvidos com o processo consideram que existem barreiras em relação a esse trabalho, que devem ser trabalhadas a fim de que a execução das ações se dê de forma mais efetiva no contexto escolar. |
Abstract: | The School Health Program (PSE) is an intersectoral public policy, developed by the Ministries of Health and Education, focusing on the comprehensive training of students, through health promotion, disease prevention and health care actions. Thus, the objective was to investigate whether the plan-ning of actions proposed by the PSE considers local health problems, based on the perception of the actors involved with the program, in the municipality of Uruguaiana-RS. This is a cross-sectional, descriptive and qualitative study, which included members of the management group, nurses and teachers working in the program, in the municipality of Uruguaiana-RS. Data collection was carried out through semi-structured interviews, which were recorded for later transcription and analysis. The questions focused on analyzing whether the actors were aware of local health issues, whether the planning of actions proposed by the PSE took such issues into consideration, strategies for the pro-gram's effectiveness, as well as its positive and negative aspects. To analyze perceptions, Bardin's content analysis was used. As a result, among the local problems found in their reality, both teachers and nurses highlighted mental health problems in their reality. It is worth noting that all nurses and members of the management group, as well as the majority of teachers, reported that the actions proposed by the PSE took local health problems into account. However, they highlighted some barri-ers regarding these issues, such as, for example, the way in which some topics are approached, which can compromise the effectiveness of the action, the difficulty for the PSE to address all of the community's health issues, due to the complexity of the local reality, as well as the lack of communi-cation and dissemination of actions between the ESF and the school. As strategies for the program to be more effective, the need to foster support networks for this work (school, university, health pro-fessionals) were those most reported by participants. Regarding the positive aspects of the program, members of the management group highlighted the integration and commitment of education and health professionals in carrying out PSE actions. Regarding barriers, the lack of communication and intersectoral articulation among education and health professionals were the most reported by parti-cipants. We conclude that the actions proposed by the PSE take into account local health problems, but the actors involved in the process consider that there are barriers in relation to this work, which must be addressed so that the execution of the actions takes place in a more efficient way in the school context. |
metadata.dc.subject: | Saúde Escolar Educação em Saúde Health Education Programa Saúde na Escola (PSE) School Health Program (SHP) School Health |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Uruguaiana |
Curso: | Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde |
metadata.dc.identifier.citation: | SOUZA, Rita de Cássia de. O planejamento das ações do Programa Saúde na Escola considera a realidade local no qual a comunidade está inserida?. 60 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.uri: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10070 |
metadata.dc.date.issued: | 2024 |
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RITA DE CÁSSIA DE SOUZA.pdf | 1.51 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
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