???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10065
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Estudo comparativo entre os cursos Interdisciplinares em Ciência e Tecnologia de universidades públicas brasileiras
metadata.dc.title.alternative: Comparative study between Interdisciplinary courses in Science and Technology at Brazilian public universities
Autor(es): Figueira, Juliana Glayce Mamede
Primeiro Orientador: Lovato, Cristina dos Santos
1° Membro da banca: Lovato, Cristina dos Santos
2° Membro da banca: Kehler, Gabriel dos Santos
3° Membro da banca: Boeira, Silvana Peterini
Resumo: O crescente dinamismo e a demanda por profissionais com competências multifacetadas no mercado de trabalho têm impulsionado a criação e a expansão de cursos de ensino superior que abordam múltiplas áreas do conhecimento. Nesse contexto, o Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) surge como uma proposta inovadora e abrangente, promovendo a formação de profissionais com uma visão holística e integrada das ciências e tecnologias. À vista disso, este trabalho visa realizar um mapeamento das universidades públicas que possuem o curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia no Brasil e comparar as estruturas curriculares dos cursos ofertados em cinco universidades públicas brasileiras com a estrutura do curso ofertado pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem quantitativa e qualitativa, utilizando fontes de dados e técnicas analíticas, como análise comparativas da estrutura da composição curricular do curso oferecido pela Unipampa, campus Itaqui/RS, buscando identificar as semelhanças e diferenças nas estruturas curriculares do curso da Unipampa em relação a outros cursos de BICT oferecidos por instituições públicas brasileiras para maior profundidade na pesquisa. A partir do mapeamento realizado, o estudo comparou as estruturas curriculares do BICT em seis universidades públicas brasileiras: UNIPAMPA, UFABC, UFBA, UFSJ, UFRN e UFRGS. As principais diferenças estão na flexibilidade, especialização e mobilidade acadêmica. A UNIPAMPA possui a maior carga horária e foco em especializações internas. A UFABC oferece estrutura modular e ampla personalização. A UFBA equilibra formação generalista com áreas de concentração, enquanto UFSJ e UFRN facilitam a migração para Engenharia. O estudo sugere que a UNIPAMPA possa ampliar a mobilidade acadêmica e integrar mais disciplinas para atender melhor às demandas do mercado. Como considerações finais destaca-se o potencial do mapeamento proposto de fornecer uma compreensão mais profunda sobre essa modalidade de curso de graduação e, por conseguinte, contribuir para o aprimoramento do BICT oferecido pela Unipampa.
Abstract: The growing dynamism and demand for professionals with multifaceted skills in the job market has driven the creation and expansion of higher education courses that address multiple areas of knowledge. In this context, the Interdisciplinary Bachelor's Degree in Science and Technology (BICT) has emerged as an innovative and comprehensive proposal, promoting the training of professionals with a holistic and integrated vision of science and technology. In view of this, this study aims to map the public universities that offer the Interdisciplinary Bachelor's Degree in Science and Technology in Brazil and to compare the curricular structures of the courses offered at five Brazilian public universities with the structure of the course offered by the Federal University of Pampa (UNIPAMPA). To this end, the research was developed from a quantitative and qualitative approach, using data sources and analytical techniques, such as a comparative analysis of the structure of the curriculum of the course offered by Unipampa, Itaqui/RS campus, seeking to identify the similarities and differences in the curricular structures of the Unipampa course in relation to other BICT courses offered by Brazilian public institutions for greater depth in the research. Based on the mapping carried out, the study compared the curricular structures of the BICT at six Brazilian public universities: UNIPAMPA, UFABC, UFBA, UFSJ, UFRN and UFRGS. The main differences are in flexibility, specialization and academic mobility. UNIPAMPA has the largest workload and a focus on internal specializations. UFABC offers a modular structure and extensive customization. UFBA balances generalist training with areas of concentration, while UFSJ and UFRN facilitate migration to Engineering. The study suggests that UNIPAMPA could expand academic mobility and integrate more subjects to better meet market demands. Final considerations include the potential of the proposed mapping to provide a deeper understanding of this type of undergraduate course and, consequently, contribute to improving the BICT offered by UNIPAMPA.
metadata.dc.subject: Estrutura curricular
Cursos de graduação
Bacharelados Interdisciplinares
Estudo comparativo
Curriculum structure
Undergraduate programs
Interdisciplinary Bachelor's Degrees
Comparative study
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Itaqui
metadata.dc.identifier.citation: FIGUEIRA, Juliana Glayce Mamede. Estudo comparativo entre os cursos Interdisciplinares em Ciência e Tecnologia de universidades públicas brasileiras. 2025. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10065
metadata.dc.date.issued: 9-Dec-2024
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Juliana Glayce Mamede Figueira - 2024 02.pdf288.45 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???