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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Simulação computacional aplicada ao processo de forjamento de uma cruzeta
Autor(es): Ramos, Fabrício Becom
Primeiro Orientador: Meinhardt, Cristian Pohl
Resumo: A simulação computacional atualmente vem ganhando cada vez mais espaço na indústria, uma vez que, por meio da simulação computacional é possível verificar o comportamento de componentes mecânicos não só quando sob solicitações, como também durante o seu processo de fabricação. Dessa forma, há uma economia de matéria prima, além de tempo durante o processo de desenvolvimento do produto, pois, ao utilizar recursos computacionais, torna-se dispensável testes que utilizam tentativa e erro durante este processo. Um tipo de componente mecânico na qual a simulação computacional pode ser aplicada é a cruzeta, também conhecida como junta universal ou, cruzeta do cardan. A principal parte do processo de fabricação de uma cruzeta é o forjamento, um tipo de conformação mecânica responsável por dar a forma desejada para o componente mecânico por meio da deformação plástica do mesmo, e que é dividido em três tipos; a frio, a morno e a quente. Este processo pode ser simulado através de softwares de simulação computacional específicos para processos que envolvam deformação plástica. A partir de uma cruzeta doada por uma forjaria automotiva, o objeto principal do trabalho consistiu em simular o processo de forjamento a frio e a morno utilizando o software de simulação computacional QForm UK. Posteriormente, foi realizado uma comparação entre os resultados obtidos através da simulação, com os dados que foram obtidos de forma prática, como a correlação entre a deformação a frio com a dureza, fibramento, além de análise de preenchimento de cavidade, tensões desenvolvidas na peça e no ferramental e comparação entre o processo a frio e a morno. Com isso, foram obtidos resultados satisfatórios, onde o preenchimento da cavidade se mostrou adequado, no entanto, tensões elevadas foram observadas na peça e no ferramental. Observou-se também pontos que ocorreram deformação plástica no ferramental. O fibramento se mostrou semelhante à da peça real, já a correlação entre deformação a frio e dureza divergiu entre alguns pontos. Palavras-Chave: Simulação computacional, cruzeta, forjamento.
Abstract: Computer simulation is currently gaining more and more space in the industry, since, through computer simulation, it is possible to verify the behavior of mechanical components not only when under interference, but also during their manufacturing process. In this way, there is a saving of raw material, in addition to time during the product development process, since, by using computer resources, tests that use trial and error during this process become unnecessary. One type of mechanical component to which computer simulation can be applied is the crosshead, also known as a universal joint or cardan crosshead. The main part of the manufacturing process of a crosshead is forging, a type of mechanical forming responsible for giving the desired shape to the mechanical component through its plastic deformation, and which is divided into three types: cold, morning and hot. This process can be simulated through computer simulation software specific to processes involving plastic deformation. From a crosshead made by an automotive forging shop, the main objective of the work consisted of simulating the cold forging process and the morning using the computer simulation software QForm UK. Subsequently, a comparison was made between the results obtained through the simulation, with the data that were obtained in a practical way, such as the demonstration between cold deformation and hardness, fibering, in addition to the analysis of cavity filling, discovered in the part and not in the tooling and comparison between the cold process and the morning. With this, comprehensive results were obtained, where the cavity filling was shown to be adequate, however, high were observed in the part and in the tool. Also note points that present plastic deformation in the instrument. The fibering was shown to be similar to the real part, while the sample between cold deformation and hardness diverged between some points. Keywords: Computer simulation, crosshead, forging.
metadata.dc.subject: Engenharia mecânica
Simulação (Computadores)
Forjamento
Computer simulation
Mechanical engineering
Forging
CNPQ: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Alegrete
metadata.dc.identifier.citation: RAMOS, Fabrício Becom. Simulação computacional aplicada ao processo de forjamento de uma cruzeta. Orientador: Cristian Pohl Meinhardt. 2024. 40p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia Mecânica, Alegrete, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10047
metadata.dc.date.issued: 12-Dec-2024
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