???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10033
Tipo: | Dissertação |
metadata.dc.title: | Coderbot: um assistente virtual para apoiar a aprendizagem de programação por meio de worked examples |
Autor(es): | Garcia, Renato de Souza |
Primeiro Orientador: | Silva, Williamson Alison Freitas |
Coorientador: | Valle, Pedro Henrique Dias |
Resumo: | O processo de ensino-aprendizagem em disciplinas de programação é complexo, tanto que os índices de aprovação nessas disciplinas são baixos. Este é um desafio que vem sendo constantemente relatado por docentes que ministram cursos de programação. Os conteúdos ensinados apresentam-se de difícil compreensão para os discentes, uma vez que estes necessitam desenvolver habilidades como abstração, resolução de problemas, raciocínio e pensamento lógico. Buscando uma aprendizagem mais eficaz, houve um aumento na adoção de Metodologias Ativas pelos docentes para melhorar o engajamento e a motivação dos discentes. Dentre estas, a Aprendizagem Baseada em Exemplos (ABE) é uma metodologia eficaz e eficiente para ensinar aos discentes novas habilidades de reso- lução de problemas. A ABE apoiada pela técnica de Worked Examples (WE) que fornece a apresentação de um problema, os passos para resolvê-lo e, por fim, uma solução final. Aliado a isso, as tecnologias educacionais têm evoluído a cada dia, sendo uma excelente forma de atrair e engajar estudantes. Uma dessas tecnologias emergentes são os chatbots, que são aplicações que simulam uma conversa por meio de linguagem natural e/ou dados pré-definidos. Nesse sentido, esta dissertação de mestrado apresenta o assistente virtual denominado CoderBot que possui o intuito de apoiar a aprendizagem de programação em cursos de graduação. Para atingir este objetivo o CoderBot aplica a ABE com apoio da técnica de WE utilizando exemplos corretos e incorretos. A fim de avaliar o CoderBot, realizou-se um estudo experimental visando avaliar a viabilidade de aplicação do CoderBot para analisar se o assiste virtual é viável e possui bom desempenho. Com base nos resultados do experimento realizado, percebeu-se que o CoderBot se apresentou como uma ferramenta eficiente e prática para apoiar o aprendizado de programação, promovendo compreensão, resolução de tarefas e um ambiente de uso confortável. Com boa usabilidade e impacto positivo na motivação e desempenho dos estudantes, a ferramenta facilita a aprendizagem, embora haja espaço para melhorias em aspectos como inovação e suporte a iniciantes. |
Abstract: | The teaching-learning process in programming courses is so complex that the approval rates in these courses are low. This is a challenge frequently reported by educators teaching programming courses. The content taught is often difficult for students to comprehend, as it requires them to develop skills such as abstraction, problem-solving, reasoning, and logical thinking. To foster more effective learning, there has been an increase in the adoption of Active Methodologies by educators to improve student engagement and motivation. Among these methodologies, Example-Based Learning (EBL) is an effective and efficient approach to teaching students new problem-solving skills. EBL is supported by the Worked Examples (WE) technique, which presents a problem, the steps to solve it, and, finally, a complete solution. In addition, educational technologies have been evolving daily, serving as an excellent means of attracting and engaging students. One of these emerging technologies is chatbots, which are applications that simulate conversati- ons through natural language and/or predefined data. In this context, this master’s thesis presents a virtual assistant called CoderBot, designed to support programming learning in undergraduate courses. To achieve this goal, CoderBot applies EBL with the support of the WE technique, using both correct and incorrect examples. An experimental study was conducted to assess the feasibility and performance of CoderBot as a virtual assistant. Based on the experiment results, CoderBot proved to be an efficient and practical tool for supporting programming learning, promoting comprehension, task resolution, and a comfortable user environment. With good usability and a positive impact on students’ motivation and performance, the tool facilitates learning. However, there is room for improvement in aspects such as innovation and support for beginners. |
metadata.dc.subject: | Engenharia de software Programação (Computadores) Ensino Aprendizagem Software engineering Programming (Computers) Teaching Learning |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Alegrete |
Curso: | Mestrado Profissional em Engenharia de Software |
metadata.dc.identifier.citation: | GARCIA, Renato de Souza. Coderbot: um assistente virtual para apoiar a aprendizagem de programação por meio de worked examples. Orientador: Williamson Alison Freitas Silva. 2025. 123p. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia de Software) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.uri: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10033 |
metadata.dc.date.issued: | 20-Dec-2024 |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Mestrado Profissional em Engenharia de Software |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Renato de Souza Garcia - 2025.pdf | 3.48 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???