???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10021
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Jesus, Suzana Cavalheiro de-
dc.creatorCosta e Silva, Tatiane Motta da-
dc.date.accessioned2025-03-17T20:39:25Z-
dc.date.available2025-
dc.date.available2025-03-17T20:39:25Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationCOSTA E SILVA, Tatiane Motta da. Para além das demarcações territoriais: a inserção e permanência da/o estudante kaingang na universidade. 34 p. Monografia de especialização (Curso de Especialização em História, Cultura Africana; Afro-Brasileira e Indígena) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10021-
dc.description.abstractThis research is characterized as an ethnographic study conducted with indigenous students who entered the Federal University of Pampa, Uruguaiana campus, in 2017. Participant observation and field journal records were used to analyze the process of entry and permanence of Kaingang students at the university. The study discusses historical advances in indigenous inclusion in higher education and the challenges faced for their permanence, highlighting the importance of study and collective living spaces for the individual and collective strengthening of these students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHigher Educationpt_BR
dc.subjectKaingang Indigenous Peoplept_BR
dc.subjectIndígenas Kaingangpt_BR
dc.subjectEthnographypt_BR
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.titlePara além das demarcações territoriais: a inserção e permanência da/o estudante kaingang na universidadept_BR
dc.title.alternativeBeyond territorial demarcations: the inclusion and permanence of kaingang students at the universitypt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1759747037902988pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6494340013752525pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programEspecialização em História e Cultura Africana, Afro brasileira e Indígenapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa caracteriza-se como um estudo etnográfico, realizado com estudantes indígenas ingressantes na Universidade Federal do Pampa, campus Uruguaiana, no ano de 2017. Utilizou-se observação participante e registros em diários de campo para analisar o processo de ingresso e permanência dos estudantes Kaingang na universidade. O estudo discute os avanços históricos na inclusão indígena no ensino superior e as dificuldades enfrentadas para sua permanência, destacando a importância dos espaços de estudo e de convivência coletiva para o fortalecimento individual e coletivo desses estudantes.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Uruguaianapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em História e Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TATIANE MOTTA DA COSTA E SILVA.pdf417.81 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???