Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/999
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Relações entre o Brasil e a Argentina no processo de redemocratização (1985-1989): passos para a integração
Autor(es): La Regina, Vitória Vieira Gonçalves
Primeiro Orientador: Balardim, Rafael
Resumo: O presente trabalho procura interpretar e compreender as relações entre os governos do Brasil e da Argentina durante o processo de redemocratização e os passos almejados para a integração regional efetiva. Para tal, busca-se, primeiramente, fazer uma leitura sobre a política externa de ambos os países para a América Latina durante o regime militar. Perceber-se-á que pouco a pouco as hostilidades e desconfianças existentes entre o governo brasileiro e argentino transformar-se-ão em cooperação e posteriormente em integração efetiva, principalmente com o apoio do Uruguai. Desenvolveu-se por meio de acordos uma integração que percorreu todo o período do governo de José Sarney e de Raúl Alfonsín, a fim de gradativamente consolidar-se o eixo Brasilia-Buenos Aires. Firmou-se no período um novo patamar de relação entre governos dos principais países sul-americanos. Uma integração que começou de forma bilateral foi capaz de aos poucos abarcar outros países da região, que sentiram um interesse genuíno de participarem vislumbrando a possibilidade de prosperidade em torno de um bloco regional.
Abstract: En este trabajo se trata de interpretar y comprender la relación entre los gobiernos de Brasil y Argentina durante el proceso de democratización y de los pasos deseados para una integración regional efectiva. Con este fin, se busca, en primer lugar, hacer una lectura sobre la política exterior de ambos países hacia América Latina durante el régimen militar. Poco a poco las hostilidades y la desconfianza existente entre el gobierno brasileño y el argentino se transformará en la cooperación y una mayor integración en efectivo, sobre todo con el apoyo de Uruguay. Desarrollado a través de acuerdos de integración que perduraron todo el periodo del gobierno de José Sarney y Alfonsín con el fin de construir gradualmente el eje Brasilia-Buenos Aires. Se instaló en el período de un nuevo nivel de relación entre los gobiernos de los principales países de América del Sur. Una integración que comenzó bilateral era capaz de abarcar progresivamente otros países de la región, que sentían un interés genuino para participar vislumbrando la posibilidad de prosperidad en torno a un bloque regional.
Palavras-chave: Relaciones internacionales: Brasil
Política exterior brasileña
Dictadura militar
Integración suramericana
Relações internacionais: Brasil
Argentina
Política externa brasileira
Ditadura militar
Integração sul-americana
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Editor: Universidade Federal do Pampa
Campus: Campus Santana do Livramento
Citação: LA REGINA, Vitória Vieira Gonçalves. Relações entre o Brasil e a Argentina no processo de redemocratização (1985-1989): passos para a integração. Santana do Livramento: Unipampa, 2014.
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/999
Data do documento: 5-Set-2014
Aparece nas coleções:Relações Internacionais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons