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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: As estratégias de endomarketing utilizadas no projeto “voz dos entregadores” do iFood
Autor(es): Cardoso, Raquel Ferreira
Primeiro Orientador: Grziwinski, Darlan Santos
1° Membro da banca: Luz, Paulo Junior Melo da
2° Membro da banca: Santor, Fernando Silva
Resumo: O iFood é uma plataforma de delivery que atua na América Latina, sendo líder em seu setor no Brasil. No entanto, o setor operacional da plataforma depende dos entregadores para ser realizado o serviço de delivery. Esses entregadores cumprem esse papel de forma autônoma como parceiros da marca, atuando sem vínculo empregatício. Devido a esse relacionamento de forma indireta, apenas via aplicativo, esse modelo se caracteriza no modelo de trabalho denominado “Plataformização digital” termo utilizado por Rafael Grohmann, contextualizado e referenciado na presente pesquisa. Desse modo, o iFood criou o projeto “Voz dos Entregadores” para se relacionar melhor com essa categoria, se propondo a entender as dificuldades e necessidades pela perspectiva deles. Dessa forma, o presente trabalho visa compreender o uso do projeto Voz dos Entregadores, do iFood, como estratégia de endomarketing. O estudo investiga as ações desenvolvidas pela empresa para melhorar a relação com os entregadores, especialmente após uma série de manifestações e relatos de insatisfação ao nível nacional. Assim, a metodologia utilizada, a partir de estudos bibliográficos, apoiou-se na análise documental, buscando compreender também a motivação deste posicionamento da marca com os entregadores. Para embasar este estudo bibliograficamente, autores como Margarida Kunsch, Chiavenato, Cecilia Peruzzo, Ferrari e Philip Kotler foram referenciados. Dentre as considerações finais, foi relatada a tentativa de reconstrução de imagem como objetivo principal da marca no interesse pela melhora no relacionamento com esse público, e a utilização da escuta ativa como ferramenta estratégica de endomarketing.
Abstract: iFood is a delivery platform operating in Latin America and is a leader in its sector in Brazil. However, the platform’s operational sector relies on delivery workers to perform the delivery service. These delivery workers fulfill this role autonomously as brand partners, without being employees. Due to this indirect relationship, conducted solely through the app, this model falls under the framework of what is known as “Digital Platformization,” a term used by Rafael Grohmann, which is contextualized and referenced in this research. In this context, iFood created the “Voz dos Entregadores” (“Voice of the Couriers”) project to establish better relations with this group, aiming to understand their challenges and needs from their perspective. Thus, this study seeks to understand the use of iFood's “Voz dos Entregadores” project as an internal marketing strategy. The research examines the actions taken by the company to improve its relationship with the couriers, particularly following a series of nationwide protests and reports of dissatisfaction. The methodology used, based on bibliographic studies, relied on document analysis to also understand the motivation behind this brand positioning concerning the couriers. To support this study bibliographically, authors such as Margarida Kunsch, Chiavenato, Cecilia Peruzzo, Ferrari, and Philip Kotler were referenced. Among the final considerations, the study highlighted the brand's attempt to rebuild its image as the primary goal in seeking to improve its relationship with this audience, as well as the use of active listening as a strategic internal marketing tool.
metadata.dc.subject: Entrega de mercadorias
Comunicação
Marketing
iFood
Aplicativos móveis
Delivery of goods
Communication
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
metadata.dc.identifier.citation: CARDOSO, Raquel Ferreira. As estratégias de endomarketing utilizadas no projeto “voz dos entregadores” do iFood. 2024. 48 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Relações Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9998
metadata.dc.date.issued: 5-Dec-2024
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