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https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9938
Tipo: | Dissertação |
Título: | O ensino de espanhol no ensino médio: uma proposta intercultural de intervenção pedagógica em uma escola na fronteira Brasil/Uruguay |
Autor(es): | Ferreira, Franciéli de Carvalho |
Primeiro Orientador: | Mota, Sara dos Santos |
1° Membro da banca: | Mota, Sara dos Santos |
2° Membro da banca: | Silva, Angelise Fagundes da |
3° Membro da banca: | Domingo, Luciana Contreira |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo principal contribuir para a manutenção e valorização do ensino de espanhol no Ensino Médio, especialmente em uma escola pública situada na fronteira entre Brasil e Uruguay. No contexto atual, as políticas educacionais brasileiras desvalorizaram o ensino de espanhol, resultando em suaexclusão em várias escolas. Diante desse cenário, buscamos reforçar a relevância de seu ensino, adotando uma perspectiva intercultural. Os objetivos específicos incluem a contextualização das políticas linguísticas voltadas ao ensino do espanhol no Brasil e, mais especificamente, no Rio Grande do Sul, uma região com forte conexão com países hispanofalantes, cuja realidade fronteiriça muitas vezes é negligenciada por essas políticas. Além disso, o trabalho se propôs a evidenciar as representações dos estudantes sobre o espanhol, bem como fomentar o ensino-aprendizagem do idioma como uma língua adicional que faz parte de seu cotidiano. A pesquisa demonstrou que, apesar de as políticas linguísticas reconhecerem a importância do espanhol, na prática, o ensino enfrenta barreiras como a falta de apoio institucional e a ausência de continuidade no currículo escolar. Por outro lado, as representações mobilizadas pelos estudantes refletem uma forte afinidade com a língua espanhola, em função de sua proximidade linguística e de seu valor cultural na região de fronteira. A intervenção pedagógica, baseada em uma abordagem intercultural, buscou ressignificar o espanhol, promovendo-o como uma língua adicional próxima e valorizando as identidades culturais locais. Concluímos que uma abordagem intercultural no ensino de espanhol é essencial para promover o reconhecimento de práticas linguísticas da fronteira e integrar o idioma como parte da identidade local dos estudantes, fortalecendo, assim, sua presença no currículo escolar e valorizando as práticas culturais da região de fronteira. |
Abstract: | This work aims primarily to contribute to the maintenance and enhancement of Spanish language teaching in Secondary Education, especially in a public school situated on the border between Brazil and Uruguay. In the current context, Brazilian educational policies have undervalued the teaching of Spanish, leading to its exclusion from several schools. In light of this situation, we seek to reinforce the relevance of its teaching by adopting an intercultural perspective. Specific objectives include contextualizing the language policies directed at Spanish teaching in Brazil and, more specifically, in Rio Grande do Sul, a region with strong connections to Spanish-speaking countries, whose border reality is often ignored by these policies. Additionally, this work aims to highlight students' perceptions of Spanish and promote the teaching and learning of the language as an additional language that is part of their daily lives. The research showed that, although language policies recognize the importance of Spanish, in practice, its teaching faces barriers such as lack of institutional support and the absence of continuity in the school curriculum. On the other hand, students' representations reflect a strong affinity with the Spanish language due to its linguistic proximity and cultural value in the border region. The pedagogical intervention, based on an intercultural approach, aimed to reframe Spanish, promoting its teaching as a nearby additional language and valuing local cultural identities. We conclude that an intercultural approach to teaching Spanish is essential to promote the recognition of linguistic practices at the border and integrate the language as part of the local identity of students, thereby strengthening its presence in the school curriculum and valuing the cultural practices of the border region. |
Resumen: | Este trabajo tiene como objetivo principal contribuir al mantenimiento y la valorización de la enseñanza del español en la Educación Secundaria, especialmente en una escuela pública situada en la frontera entre Brasil y Uruguay. En el contexto actual, las políticas educativas brasileñas han desvalorizado la enseñanza del español, lo que ha llevado a su exclusión en varias escuelas. Ante este panorama, buscamos reforzar la relevancia de su enseñanza adoptando una perspectiva intercultural. Los objetivos específicos incluyen la contextualización de las políticas lingüísticas dirigidas a la enseñanza del español en Brasil y, más específicamente, en Rio Grande do Sul, una región con fuerte conexión con países hispanohablantes, cuya realidad fronteriza a menudo es ignorada por dichas políticas. Además, este trabajo se propuso evidenciar las representaciones de los estudiantes sobre el español, así como fomentar la enseñanza-aprendizaje del idioma como una lengua adicional que forma parte de su vida cotidiana. La investigación demostró que, a pesar de que las políticas lingüísticas reconocen la importancia del español, en la práctica, su enseñanza enfrenta barreras como la falta de apoyo institucional y la ausencia de continuidad en el currículo escolar. Por otro lado, las representaciones de los estudiantes reflejan una fuerte afinidad con el idioma español debido a su proximidad lingüística y su valor cultural en la región fronteriza. La intervención pedagógica, basada en un enfoque intercultural, buscó resignificar el español, promoviendo su enseñanza como una lengua adicional cercana y valorando las identidades culturales locales. Concluimos que un enfoque intercultural en la enseñanza del español es esencial para promover el reconocimiento de las prácticas lingüísticas de la frontera e integrar el idioma como parte de la identidad local de los estudiantes, fortaleciendo así su presencia en el currículo escolar y valorando las prácticas culturales de la región fronteriza. |
Palavras-chave: | Ensino de espanhol Perspectiva intercultural Fronteira Brasil-Uruguay Identidade cultural Políticas linguísticas Spanish teaching Intercultural perspective Brazil-Uruguay Border Language policies Cultural identity Enseñanza de español Frontera Brasil-Uruguay Identidad Cultural Políticas lingüísticas |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Curso: | Doutorado em Bioquímica |
Citação: | FERREIRA, Franciéli de Carvalho. O ensino de espanhol no ensino médio: uma proposta intercultural de intervenção pedagógica em uma escola na fronteira Brasil/Uruguay. 2024. 105f. il. Dissertação (Mestrado Profissional no Ensino de Ciências ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9938 |
Data do documento: | 18-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de Línguas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dis Franciéli Ferreira 2024.pdf | 6.14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Prod. Edu. Franciéli Ferreira 2024.pdf | 10.76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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