???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9932
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Quadrado, Jaqueline Carvalho-
dc.creatorLyrio, Camili Rodrigues-
dc.date.accessioned2025-01-24T17:07:15Z-
dc.date.available2025-01-24-
dc.date.available2025-01-24T17:07:15Z-
dc.date.issued2024-12-16-
dc.identifier.citationLYRIO, Camili Rodrigues. Organizações não governamentais e seu papel no complemento a educação no Brasil: um estudo de caso a partir da Ong Embaixadores da Educação. 2024. 43 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Ciências Sociais – Ciência Política) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9932-
dc.description.abstractThis thesis analyzed the role of Non-Governmental Organizations (NGOs) in complementing education in Brazil, focusing on the work of the NGO Embaixadores da Educação. Using a mixed-methods approach, including qualitative and quantitative research, the study explored how the third sector helps to fill gaps left by the State in providing quality education. The impacts of the projects "Crie o Impossível" and "Desafio Empower" were examined, showing significant results such as increased self-confidence, development of socio-emotional and technical skills, and opportunities for access to higher education. The research also emphasized the school’s role in encouraging youth participation and the importance of partnerships between NGOs and other societal sectors. Despite the positive impacts, challenges were identified concerning the continuity of initiatives by participants and the need to expand program reach. The study concludes that the actions of Embaixadores da Educação have brought significant changes to the lives of the youths involved, reinforcing the importance of the third sector in promoting more equitable and inclusive education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOrganizações não-governamentaispt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAssociações sem fins lucrativospt_BR
dc.subjectJovenspt_BR
dc.subjectProgramas de ação afirmativapt_BR
dc.subjectEmbaixadores da Educação (ONG)pt_BR
dc.subjectNon-governmental organizationspt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleOrganizações não governamentais e seu papel no complemento a educação no Brasil: um estudo de caso a partir da Ong Embaixadores da Educaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9138719182179941pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5517768446912195pt_BR
dc.contributor.referee1Colvero, Ronaldo Bernardino-
dc.contributor.referee2Damin, Cláudio Júnior-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1714025091700847pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3017947075069963pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso analisou o papel das Organizações Não Governamentais (ONGs) no complemento à educação no Brasil, com foco na atuação da ONG Embaixadores da Educação. Por meio de uma abordagem mista, que envolveu pesquisa qualitativa e quantitativa, o estudo buscou compreender como o terceiro setor contribui para suprir lacunas deixadas pelo Estado na oferta de educação de qualidade. Foram examinados os impactos dos projetos "Crie o Impossível" e "Desafio Empower", desenvolvidos pela ONG, que demonstraram resultados expressivos, como o aumento da autoconfiança, o desenvolvimento de competências socioemocionais e técnicas, além de oportunidades de acesso ao ensino superior. A pesquisa também destacou o papel da escola como incentivadora da participação dos jovens e a importância das parcerias entre ONGs e outros setores da sociedade. Apesar dos impactos positivos, identificaram-se desafios relacionados à continuidade das iniciativas pelos participantes e à necessidade de ampliação do alcance dos programas. Conclui-se que a atuação da Embaixadores da Educação tem gerado mudanças significativas na vida dos jovens atendidos, reforçando a relevância do terceiro setor na promoção de uma educação mais equitativa e inclusiva.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Ciência Política

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Camili Rodrigues Lyrio 2024.pdf1.85 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???