Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9929
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | A implementação das políticas públicas de ensino superior no Brasil |
Autor(es): | Santos, Edson Vitória dos |
Primeiro Orientador: | Colvero, Ronaldo Bernardino |
1° Membro da banca: | Silva, Luis Gustavo Teixeira da |
2° Membro da banca: | Paniágua, Edson Romário Monteiro |
Resumo: | O presente trabalho proporcionou um levantamento acerca da implementação das Políticas Públicas voltadas para a área da educação. Com o advento da Constituição Federal de 1988, a educação passou a ser instituída no rol de direitos e garantias fundamentais inerentes ao cidadão, sendo caracterizado como um direito social e passou a ser um dever do Estado/Governo promover e garantir o seu acesso a todas as classes sociais, sem distinção de raça, cor, sexo e/ou religião. Portanto, questiona-se a forma como as Políticas Públicas direcionadas à educação estão sendo aplicadas atualmente no país. A fim de responder a problemática do presente trabalho, a pesquisa será iniciada abordando a evolução histórica das políticas públicas educacionais no Brasil, apresentando informações sobre a motivação da instituição da educação no rol dos Direitos Sociais da Constituição Federal de 1988. Após prosseguiremos com informações, dados e fatos sobre as políticas públicas existentes no país, bem como a sua forma de aplicação e execução a nível educacional superior. |
Resumen : | The present work provided a survey on the implementation of Public Policies focused on the area of education. With the advent of the Federal Constitution of 1988, education began to be established in the list of fundamental rights and guarantees inherent to the citizen, being characterized as a social right and became the duty of the State/Government to promote and guarantee access to all social classes, without distinction of race, color, sex and/or religion. Therefore, the way in which Public Policies aimed at education are currently being applied in the country is questioned. In order to answer the problem of this work, the research will begin by addressing the historical evolution of public educational policies in Brazil, presenting information about the motivation of the institution of education in the list of Social Rights of the Federal Constitution of 1988. Afterwards we will continue with information, data and facts about the country's existing public policies, as well as how they are applied and implemented at higher educational level. |
Palabras clave : | Educação Política Pública Direitos Sociais Ensino Superior Education Public Policy |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus São Borja |
Citación : | SANTOS, Edson Vitória dos. A implementação das políticas públicas de ensino superior no Brasil. 2023. 34 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Ciências Sociais – Ciência Política) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9929 |
Fecha de publicación : | 18-dic-2023 |
Aparece en las colecciones: | Ciência Política |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Edson Vitória dos Santos 2023.pdf | 446.52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.