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https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9871
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A construção e disseminação do conhecimento no Brasil: a produção do conhecimento em ciência política |
Autor(es): | Corrêa, Júlia |
Primeiro Orientador: | Colvero, Ronaldo Bernardino |
1° Membro da banca: | Paniágua, Edson Romário Monteiro |
2° Membro da banca: | Ferreira, Ewerton da Silva |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso busca entender o que pode ser chamado ou não de conhecimento científico. O problema de pesquisa surge justamente da necessidade da visualização de um panorama geral de como está o estado da produção do conhecimento no Brasil, com um enfoque para a área da Ciência Política. Como objetivos temos a construção de conceito do que é conhecimento científico, entender como anda a produção de conhecimento no Brasil, qual o papel do orientador na formação de novos pesquisadores e como isso afeta o futuro da pesquisa no país, por fim, situar o Ciência Política enquanto campo independente de produção do conhecimento. Com uma abordagem qualitativa, o processo metodológico foi voltado para a junção de três elementos: a Heurística, a Crítica e a Hermenêutica. A Heurística o processo de busca pelas informações a serem utilizadas na pesquisa, a Crítica o momento de seleção deste material, visualizando o que contribuirá ou não para a construção do conhecimento, e a Hermenêutica como a interpretação dos dados coletados, levando em conta diversos fatores que influenciam na edificação do conhecimento científico. O conhecimento científico entende-se pelo conhecimento que é construído de forma que siga à risca os procedimentos metodológicos necessários, é preciso que se estabeleça um objeto, de acordo com a proximidade do pesquisador com a temática, que se procure técnicas e métodos que possibilitem que se chegue a um resultado satisfatório, resultado este que deve ser publicado, seja através de artigo científico, capítulo de livro ou livro. Quanto aos números relacionados à pesquisa científica no Brasil, podemos observar o aumento constante do número de pesquisadores e Grupos de Pesquisa no país, em especial à área de ciências humanas que configurou em primeiro lugar, com o maior número de pesquisadores, no último censo registrado (2016). O Brasil está em 14º lugar no ranking mundial e em 1º no ranking latinoamericano no que se refere ao número de publicações científicas, segundo o site SCImago, mostrando que o país realmente produz e publica muito conhecimento científico, mas o impacto real que estas publicações têm pode não ser equivalente a sua quantidade, botando à prova o rigor metodológico que está sendo empregado na produção deste conhecimento. O pesquisador tem que aprender a pesquisar e isso depende primariamente do seu orientador e da forma que ele conduz esse processo, por isso é necessário que haja diálogo entre orientador e orientando, visando que o aluno exercite seu pensamento crítico e sua autonomia, aplicando as técnicas e métodos aprendidos durante o processo de Iniciação Científica, afinal são estes os responsáveis pelo futuro do conhecimento científico no país. A Ciência Política brasileira nos últimos anos, nos programas de pós-graduação na área, demonstrou um crescimento bastante considerável, apesar de ainda não estar presente satisfatoriamente em todas as regiões do país. O número de publicações também cresceu, mas seguindo o exemplo do país, a área da Ciência Política também enfrenta uma crise na questão relativa ao impacto intelectual de sua produção científica. |
Abstract: | This work seeks to understand what can and cannot be called scientific knowledge. The research problem arises precisely from the need to visualize a general overview of the current state of knowledge production in Brazil, with a focus on the field of Political Science. The objectives include constructing a concept of what scientific knowledge is, understanding the state of knowledge production in Brazil, identifying the role of the advisor in the formation of new researchers and how this affects the future of research in the country, and finally, positioning Political Science as an independent field of knowledge production. With a qualitative approach, the methodological process was aimed at combining three elements: Heuristics, Critique, and Hermeneutics. Heuristics is the process of searching for the information to be used in the research; Critique is the moment of selecting this material, assessing what will or will not contribute to the construction of knowledge; and Hermeneutics is the interpretation of the collected data, considering various factors that influence the building of scientific knowledge. Scientific knowledge is understood as knowledge that is constructed in a way that strictly follows the necessary methodological procedures. It is essential to establish an object based on the researcher’s proximity to the topic, to seek techniques and methods that allow reaching a satisfactory result, a result that must be published, whether through a scientific article, book chapter, or book. Regarding the numbers related to scientific research in Brazil, we can observe a constant increase in the number of researchers and Research Groups in the country, especially in the field of human sciences, which ranked first with the highest number of researchers in the latest census recorded (2016). Brazil ranks 14th globally and 1st in Latin America in terms of the number of scientific publications, according to the SCImago website, showing that the country does indeed produce and publish a lot of scientific knowledge. However, the real impact these publications have may not be equivalent to their quantity, challenging the methodological rigor being employed in the production of this knowledge. The researcher must learn how to research, and this primarily depends on their advisor and the way the advisor conducts this process. Therefore, it is necessary to have a dialogue between the advisor and the student, aiming for the student to exercise their critical thinking and autonomy, applying the techniques and methods learned during the process of Scientific Initiation. After all, these are responsible for the future of scientific knowledge in the country. In recent years, Brazilian Political Science, within graduate programs in the field, has shown significant growth, although it is still not sufficiently present in all regions of the country. The number of publications has also increased, but following the example of the country, the field of Political Science also faces a crisis concerning the intellectual impact of its scientific production. |
Palavras-chave: | Ciência Ciência Política Teoria do conhecimento Publicações científicas Abordagem interdisciplinar do conhecimento Science Political science |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus São Borja |
Citação: | CORRÊA, Júlia. A construção e disseminação do conhecimento no Brasil: a produção do conhecimento em ciência política. 2024. 59 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Ciências Sociais – Ciência Política) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9871 |
Data do documento: | 20-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | Ciência Política |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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