Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9839
Tipo: | Monografia de Especialização |
Título: | Ensino de área de figuras planas através de malhas quadriculadas |
Autor(es): | Bolzan, Tiago Dias |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Cristiano Peres |
Coorientador: | Blass, Leandro |
1° Membro da banca: | Oliveira, Cristiano Peres |
2° Membro da banca: | Bihain, Luis Jeske |
3° Membro da banca: | Vaz, Francieli Aparecida |
Resumo: | Este trabalho apresenta a aplicaÁ„o de uma aula inÈdita para o docente e autor sobre o uso de malhas quadriculadas no ensino de ·rea de figuras planas. A escolha do tema deu-se pela dificuldade que os estudantes enfrentam ao estudar esse conte˙do, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino MÈdio. O objetivo deste trabalho È investigar quais s„o as potencialidades do uso de malhas quadriculadas para o ensino da ·rea de figuras planas, em uma turma de 9º ano de uma escola p˙blica de CaÁapava do Sul/RS. Para isso, foi aplicada uma sequÍncia did·tica em que os alunos manipularam e visualizaram as figuras geomÈtricas, facilitando a compreens„o do conceito de ·rea. Apesar das dificuldades encontradas por alguns grupos na compreens„o das questıes propostas, o uso das malhas quadriculadas contribuiu para a construÁ„o do conhecimento matem·tico dos alunos nessa ·rea especÌfica. AlÈm disso, foi possÌvel reconhecer e discutir as contribuiÁıes da malha quadriculada como recurso did·tico para o estudo da ·rea de figuras planas. |
Abstract: | This work presents the application of an unprecedented class for the teacher and author on the use of square grids in teaching the area of plane figures. The choice of theme was due to the difficulty that students face when studying this content, both in Elementary and High School. The objective of this work is to investigate what are the potentialities of using checkered grids for teaching the area of plane figures, in a 9th grade class of a public school in CaÁapava do Sul/RS. For this, a didactic sequence was applied in which the students manipulated and visualized the computational figures, facilitating the understanding of the concept of area. Despite the difficulties encountered by some groups in understanding the proposed questions, the use of checkered grids contributed to the construction of students' mathematical knowledge in this specific area. In addition, it was possible to recognize and discuss the contributions of the checkered grid as a didactic resource for the study of plane figures. |
Palavras-chave: | Figuras planas Malha quadriculada Áreas Flat figures Checkered mesh |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Curso: | Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática |
Citação: | BOLZAN, Tiago Dias. Ensino de área de figuras planas através de malhas quadriculadas. 2023. 35f. Monografia (Especialização) – Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática, Universidade Federal do Pampa, Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9839 |
Data do documento: | 30-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Tiago_Final.pdf | 6.36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.