???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9812
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.title: | Entre signos e símbolos: a identidade visual de Taylor Swift no decorrer de suas eras |
Autor(es): | Bartolomé, George Tainã Martins |
Primeiro Orientador: | Paz, Aline Amaral |
1° Membro da banca: | Salbego, Juliana Zanini |
2° Membro da banca: | Rocha, Marcelo da Silva |
Resumo: | Este estudo se concentra na análise com abordagem semiótica das capas dos álbuns da cantora Taylor Swift, respondendo a seguinte questão problema: “Como a identidade da Taylor Swift foi construída ao longo das eras musicais representadas a partir das capas dos álbuns?” e com os objetivos definidos em: geral: compreender como a identidade visual da cantora foi construída e modificada ao longo das suas eras. E objetivos específicos: a) Selecionar materiais de identidade visual dos três gêneros musicais que a cantora percorreu durante suas eras; b) Entender as estratégias utilizadas na construção da identidade visual de cada Era; c) Analisar como os elementos das capas dos álbuns refletem as mudanças em sua imagem pública no decorrer da trajetória da identidade visual da cantora. Por meio de uma metodologia fundamentada na análise semiótica, são investigados elementos visuais como composição, cor, tipografia, simbolismo e estética, buscando decifrar os significados e mensagens implícitas nas escolhas visuais. A seleção das capas abrange desde seus primeiros trabalhos no gênero country até suas incursões mais recentes no pop e indie, permitindo identificar padrões estilísticos, transições narrativas e estratégias comunicacionais. A análise destaca como a identidade visual de Swift reflete não apenas suas transformações artísticas, mas também seu diálogo com o contexto cultural e social contemporâneo, consolidando sua imagem pública e conexão com o público. |
Abstract: | This study focuses on the semiotic analysis of the album covers of singer Taylor Swift, addressing the following research question: “How has Taylor Swift's identity been constructed throughout the musical eras represented by the album covers?” The objectives of the study are as follows: General objective: to understand how the singer's visual identity was built and modified over the course of her musical eras. Specific objectives: a) To select visual identity materials from the three musical genres that the singer has explored during her eras; b) To understand the strategies used in the construction of the visual identity for each era; c) To analyze how the elements of the album covers reflect changes in her public image throughout the trajectory of her visual identity. Through a methodology based on semiotic analysis, visual elements such as composition, color, typography, symbolism, and aesthetics are examined in order to decipher the meanings and implicit messages in the visual choices. The selection of covers spans from her early works in the country genre to her more recent ventures into pop and indie, allowing for the identification of stylistic patterns, narrative transitions, and communication strategies. The analysis highlights how Swift's visual identity reflects not only her artistic transformations but also her engagement with the contemporary cultural and social context, solidifying her public image and connection with her audience. |
metadata.dc.subject: | Identidade (Psicologia) e comunicação de massa Identidade social na arte Branding (Marketing) Identidade (Psicologia) Semiótica Swift, Taylor, 1989- Identity (Psychology) and mass communication Social identity in art |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus São Borja |
metadata.dc.identifier.citation: | BARTOLOMÉ, George Tainã Martins. Entre signos e símbolos: a identidade visual de Taylor Swift no decorrer de suas eras. 2024. 79 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.uri: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9812 |
metadata.dc.date.issued: | 4-Dec-2024 |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Publicidade e Propaganda |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
George Tainã Martins Bartolomé 2024.pdf | 6.61 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???