???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9810
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Storytelling em Marcas de Jogos: Análise da narrativa do trailer do jogo Genshin Impact no Brasil
Autor(es): Wu, Carla
Primeiro Orientador: Salbego, Juliana Zanini
1° Membro da banca: Santor, Fernando Silva
2° Membro da banca: Rocha, Marcelo da Silva
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar as estratégias de storytelling utilizadas pelo jogo Genshin Impact da marca Hoyoverse a partir do seu trailer de lançamento no Youtube. Para isso, foi realizada a pesquisa bibliográfica fundamentada em autores como Neumeier (2008), Keller; Machado (2006), Palacios; Terenzzo (2016) e Campbell (2007), discutindo conceitos de marca e storytelling aplicados ao universo dos games (Salen; Zimmerman, 2012), (Gutiérrez, 2019) e (Vigo, 2022). O trailer é abordado como um ponto de contato entre a marca e o público, discutido com base em Iuva (2007) e Santos (2010). A pesquisa bibliográfica foi complementada pela análise fílmica do trailer de lançamento de Genshin Impact, por meio da decupagem. Esta análise combina elementos da linguagem cinematográfica, como planos, cenários, vestuários, diálogos e trilhas sonoras, juntamente com o storytelling, analisado a partir do método StoryBrand de Miller (2019). Ao final, os resultados, indicam que o trailer foca nos desafios que os jogadores enfrentarão no game, insinuando e dando pistas sobre o que será encarado em cada região, com ênfase nos conflitos. O trailer termina com um final em aberto, sugerindo uma última batalha que determinará o fim da jornada do jogador.
Abstract: This study aims to analyze the storytelling strategies employed by the game Genshin Impact, developed by the Hoyoverse brand, through its launch trailer on YouTube. To achieve this objective, a bibliographic review was conducted based on authors such as Neumeier (2008), Keller and Machado (2006), Palacios and Terenzzo (2016), and Campbell (2007), discussing branding and storytelling concepts applied to the gaming universe (Salen & Zimmerman, 2012; Gutiérrez, 2019; Vigo, 2022). The trailer is approached as a touchpoint between the brand and its audience, drawing on the works of Iuva (2007) and Santos (2010). The bibliographic review was complemented by a filmic analysis of the Genshin Impact launch trailer through découpage. This analysis incorporates elements of cinematic language, such as shot composition, settings, costumes, dialogues, and soundtracks, alongside storytelling techniques analyzed through Miller's (2019) StoryBrand method. The results indicate that the trailer emphasizes the challenges players will face in the game, hinting at and providing clues about what each region entails, with a focus on conflicts. The trailer concludes with an open ending, suggesting a final battle that will determine the end of the player's journey.
metadata.dc.subject: Marca de produtos
Jogos eletrônicos
Arte de contar histórias
Jogos
Genshin Impact
Product Brand
Video games
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
metadata.dc.identifier.citation: WU, Carla. Storytelling em Marcas de Jogos: Análise da narrativa do trailer do jogo Genshin Impact no Brasil. 2024. 122 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9810
metadata.dc.date.issued: 5-Dec-2024
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Publicidade e Propaganda

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Carla Wu 2024.pdf21.09 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???