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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Uma campanha publicitária utiliza a mesma peça publicitária nas diferentes redes sociais digitais? análise de peças de bancos no Instagram, Tiktok e Youtube
Autor(es): Zubiaurre, Alexandra Rios
Primeiro Orientador: Feil, Gabriel Sausen
1° Membro da banca: Santor, Fernando Silva
2° Membro da banca: Coutinho, Renata Patricia Corrêa
Resumo: Este trabalho tem como objetivo verificar se uma campanha publicitária - que trabalha com vídeos publicados em diferentes redes sociais digitais - usa os mesmos vídeos nas diferentes redes. Como forma de atender ao objetivo, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, para dar conta de conceitos como os de rede social digital e das redes Instagram, TikTok e YouTube e seus algoritmos; sobre os bancos Caixa Econômica Federal, Itaú e Nubank; as redes sociais e sua utilização em massa pelo público brasileiro, bem como o consumo de produções em vídeo nessas redes; o papel do publicitário e da publicidade em si no desenvolvimento de campanhas publicitárias e sua presença no mundo online. A análise teve seu funcionamento dividido da seguinte forma: seleção, análise e conclusão, apresentadas a partir de quadros, para cada uma das campanhas de cada um dos bancos. As campanhas selecionadas foram: “Em 2024, acredita e vem”, da Caixa Econômica Federal; “Feito de Futuro”, do Itaú; e “Planos no Papel”, do Nubank. A partir da análise, ficou notável que os mesmos vídeos são sim publicados nas diferentes redes sociais. No entanto, não são todos os vídeos e, outro ponto importante, é que cortes de um vídeo maior são utilizados como material para outros vídeos e, possivelmente, outras redes sociais. Além disso, é perceptível que as campanhas começam a ser pensadas de forma unificada, com uma única produção para diferentes redes.
Abstract: This study aims to verify whether an advertising campaign—using videos published on different digital social networks—utilizes the same videos across the different platforms. To achieve this objective, a bibliographic research approach was used to address concepts such as digital social networks and the algorithms of Instagram, TikTok, and YouTube; the banks Caixa Econômica Federal, Itaú, and Nubank; social media and its mass use by the Brazilian public, as well as the consumption of video content on these networks; the role of advertisers and advertising in the development of campaigns, and their presence in the online world. The analysis was structured in the following steps: selection, analysis, and conclusion, presented in tables for each campaign of each bank. The selected campaigns were: "Em 2024, acredita e vem" by Caixa Econômica Federal; "Feito de Futuro" by Itaú; and "Planos no Papel" by Nubank. Based on the analysis, it became clear that the same videos are indeed published across different social networks. However, not all videos are the same, and another important point is that cuts from a larger video are used as material for other videos and possibly other social networks. Moreover, it is noticeable that the campaigns are increasingly being conceived in a unified way, with a single production adapted for different networks.
metadata.dc.subject: Bancos – Publicidade
Campanhas publicitárias
Redes sociais on-line
Banks – Advertising
Advertising campaigns
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
metadata.dc.identifier.citation: ZUBIAURRE, Alexandra Rios. Uma campanha publicitária utiliza a mesma peça publicitária nas diferentes redes sociais digitais? análise de peças de bancos no Instagram, Tiktok e Youtube. 2024. 111 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9805
metadata.dc.date.issued: 2-Dec-2024
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