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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: A comunicação visual a serviço da educação: um estudo sobre o PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - RS
Autor(es): Pinto, Maísa Elis
Primeiro Orientador: Salbego, Juliana Zanini
1° Membro da banca: Lima, Denise Aristimunha de
2° Membro da banca: Rocha, Marcelo da Silva
Resumo: O presente trabalho visa entender como é construída a comunicação visual do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd) a partir de materiais gráficos utilizados no estado do Rio Grande do Sul. Esse estudo busca compreender a importância da comunicação visual no cenário de materiais didáticos e de publicidade; localizar o programa Proerd na perspectiva da educação contra a drogadição no Brasil; descrever quais as principais características dos produtos gráficos de comunicação visual utilizados pelo Proerd; trazer sugestões de melhoria da comunicação visual. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo a partir de pesquisa bibliográfica, documental e de análise visual. Na pesquisa bibliográfica, o percurso teórico segue com a perspectiva de Hernández (2000) para a contextualização sobre a Educação no século XXI e Abramovay e Castro (2002), Acserald (2013), Adade e Monteiro (2014) sobre a Educação contra o abuso de drogas. Em relação às teorias da Comunicação partimos das ideias propostas por Peruzzolo (2006). A comunicação organizacional e institucional são trabalhadas a partir de Kunsch (2014). Sobre a Comunicação Visual, trabalhamos com as teorias propostas por Donis A. Dondis (2000), Munari (2006), Strunck (2007) e Wheeler (2019). A pesquisa documental foi realizada a partir da captação do folder e do caderno, que são materiais institucionais que apresentam uma perspectiva da comunicação visual adotada pelo Proerd. Na análise visual, a pesquisa contou com cinco etapas elaboradas pelas pesquisadoras que foram a observação do material selecionado e determinação das principais categorias visuais; a descrição dos materiais; a análise individual de cada categoria; a análise do conjunto dos resultados; e a proposição de melhorias para a comunicação visual a partir de uma lista de recomendações. Esse estudo é justificado pela busca de compreender como a comunicação visual é utilizada nos materiais do Proerd e propor melhorias para potencializá-la, destacando o desejo de retribuir à sociedade os benefícios recebidos da educação pública. Com isso, identificou-se que a comunicação visual do programa assume um papel central na mediação entre a mensagem educativa e o público-alvo, utilizando materiais como o caderno e o folder. Ela combina elementos visuais, como identidade visual, formas geométricas e orgânicas, cores e tipografia, para transmitir informações, engajar e sensibilizar os alunos do programa. Esses materiais buscam equilibrar funcionalidade e atratividade, criando conexão emocional e estimulando o aprendizado. Contudo, foram identificadas oportunidades de aprimoramento, como o melhor uso de cores institucionais, ajustes na hierarquia visual e fortalecimento das conexões emocionais, para maximizar a eficácia da mensagem educativa.
Abstract: The present work aims to evaluate the visual communication of the Educational Program for Drug and Violence Resistance (Proerd) is constructed, based on graphic materials used in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. This study seeks to understand the importance of visual communication in the context of educational and advertising materials; position the Proerd program within the perspective of drug abuse prevention education in Brazil; describe the main characteristics of the graphic communication products used by Proerd, and propose suggestions for improving visual communication. The methodology used was qualitative and included bibliographic research, document analysis, and visual analysis. In the bibliographic research, the theoretical framework follows the perspective of Hernández (2000) for contextualizing education in the 21st century, and Abramovay and Castro (2002), Acserald (2013), Adade and Monteiro (2014) for understanding drug abuse prevention education. In terms of communication theories, the study draws on the ideas proposed by Peruzzolo (2006). Organizational and institutional communication is addressed based on Kunsch (2014). For Visual Communication, the research relies on theories proposed by Donis A. Dondis (2000), Munari (2006), Strunck (2007), and Wheeler (2019). The document analysis was conducted using the program’s institutional folder and booklet, which provided a perspective on the visual communication adopted in the Proerd program. The visual analysis included five stages developed by the researchers such as: observing the selected materials and determining the main visual categories, describing the materials, conducting individual analyses of each category, analyzing the overall results, and proposing improvements to the visual communication through a list of recommendations. This study is justified by the need to understand how visual communication is used in Proerd’s materials and to enhance its effectiveness, reflecting the commitment to providing societal benefits through public education. The work revealed that visual communication plays a central role in mediating the educational message and the target audience. Key materials, such as the booklet and folder, integrate visual elements including cohesive visual identity, geometric and organic shapes, colors, and typography. These elements play a role to convey information, engage participants, and foster a deeper connection to the program. The materials aimed to balance functionality and attractiveness, creating an emotional connection while stimulating learning. However, points for improvement were identified, such as optimizing the use of institutional colors, refining the visual hierarchy, and strengthening emotional resonance. These adjustments can further amplify the effectiveness of the educational message and fulfill the objectives of the program.
metadata.dc.subject: Educação
Comunicação visual
Publicidade
Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd)
Education
Visual communication
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
metadata.dc.identifier.citation: PINTO, Maísa Elis. A comunicação visual a serviço da educação: um estudo sobre o PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – RS. 2024. 63 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9800
metadata.dc.date.issued: 5-Dec-2024
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Publicidade e Propaganda

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