???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9790
Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: O projeto político-pedagógico e a base nacional comum curricular: uma ressignificação dos campos de experiências na educação infantil
Autor(es): Spengler, Bárbara Machry
Primeiro Orientador: Machado, Juliana Brandão
1° Membro da banca: Machado, Juliana Brandão
2° Membro da banca: Rodrigues, Ana Cristina da Silva
3° Membro da banca: Ourique, Maiane Liana H.
Resumo: Esta dissertação apresenta a pesquisa de intervenção pedagógica realizada no Curso de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA- Campus Jaguarão/RS. O estudo teve como tema a ressignificação e reformulação do Projeto Político Pedagógico da Escola de Educação Infantil Arco-Íris do município de Lajeado/RS. A problemática da pesquisa foi: como promover espaços de discussão e reflexão com os professores, proporcionando uma ressignificação dos campos de experiências nas práticas pedagógicas de uma escola de educação infantil no município de Lajeado/RS, a partir da reconstrução do Projeto Político-Pedagógico e dos preceitos encontrados na Base Nacional Comum Curricular? Tendo então como objetivo geral construir na escola de educação infantil Arco-Íris da cidade de Lajeado/RS um PPP que favoreça as infâncias, através da ressignificação das práticas pedagógicas tendo como foco os campos de experiências estabelecidos pela BNCC. As discussões teóricas desta pesquisa abordaram: Base Nacional Comum Curricular, Infâncias, Pedagogias Participativas na Educação Infantil, Projeto Político-Pedagógico e Gestão Democrática na Educação Infantil. A pesquisa de intervenção pedagógica foi constituída através de Círculos em Rede com a participação das educadoras da escola, oportunizando assim discussões e trocas de saberes. Desenvolveu-se quatro Círculos, que foram realizados de forma online através do Google Meet, com duas horas cada. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram o questionário e o diário de campo. Para a discussão dos resultados, os dados foram analisados a partir da análise temática. A formação possibilitou momentos de construção coletiva, trocas de saberes e experiências, bem como reflexões e diálogos que buscavam a ressignificação de um Projeto Político-Pedagógico que valorizasse as infâncias. Consideramos que os Círculos em Rede foram de muita relevância, pois para construir algo em conjunto é necessário estarmos cativados, e as educadoras mostraram-se envolvidas em cada fala, em cada discussão. É importante ressaltar que estes Círculos em Rede geraram dois produtos educacionais, para fortalecer e contribuir com o trabalho pedagógico, que não estavam previstos no planejamento, sendo um ebook de Coletânea de Suporte Pedagógico contendo suportes teóricos e a reformulação do plano diário das educadoras.
Resumen: Esta disertación presenta una investigación de intervención pedagógica realizada en la Maestría Profesional en Educación de la Universidad Federal de Pampa (UNIPAMPA), Campus Jaguarão/RS. El estudio tuvo como tema la resignificación y reformulación del Proyecto Político Pedagógico (PPP) de la Escuela de Educación Infantil Arco-Íris, ubicada en el municipio de Lajeado/RS. La problemática de investigación abordada fue: ¿cómo promover espacios de discusión y reflexión con los docentes, posibilitando una nueva significación de los campos de experiencia en las prácticas pedagógicas de una escuela infantil de Lajeado/RS, a partir de la reconstrucción del Proyecto Político-Pedagógico y los preceptos de la Base Nacional Común Curricular (BNCC). En este contexto, el objetivo general fue construir un PPP para la Escuela de Educación Infantil Arco-Íris, favoreciendo la infancia mediante la redefinición de prácticas pedagógicas centradas en los campos de experiencia establecidos por la BNCC. Las discusiones teóricas de la investigación se centraron en los siguientes ejes: Base Nacional Común Curricular, infancia, pedagogías participativas en la educación infantil, Proyecto Político-Pedagógico y gestión democrática en la educación infantil. La metodología de investigación de intervención pedagógica se estructuró a partir de Círculos de Red, con la participación activa de los educadores de la escuela, proporcionando oportunidades de debate e intercambio de saberes. Se realizaron cuatro Círculos de Red de manera virtual, mediante Google Meet, con una duración de dos horas cada uno. Los instrumentos de recolección de datos incluyeron cuestionarios y registros en diarios de campo. Los datos obtenidos fueron analizados mediante análisis temático, lo cual permitió reflexionar sobre los resultados. La formación promovió momentos de construcción colectiva, intercambio de conocimientos y experiencias, así como diálogos enfocados en la resignificación del Proyecto Político-Pedagógico, con un enfoque centrado en la valorización de la infancia. Se concluye que los Círculos de Red desempeñaron un papel fundamental, ya que construir colectivamente requiere compromiso y empatía. Los educadores participaron activamente en las discusiones y reflexiones. Cabe destacar que esta dinámica generó dos productos educativos adicionales no previstos en la planificación inicial: un libro electrónico denominado Colección de Apoyo Pedagógico, que reúne fundamentos teóricos, y la reformulación del plan diario de los educadores, fortaleciendo y contribuyendo al trabajo pedagógico.
metadata.dc.subject: Projeto Político-Pedagógico
Educação Infantil
Gestão Democrática
Base Nacional Comum Curricular
Campos de Experiência
Proyecto Político-Pedagógico
Educación Infantil
Gestión democrática
Base Curricular Nacional Comúm
Campos de experiencia
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Curso: Mestrado Profissional em Educação
metadata.dc.identifier.citation: SPENGLER, Bárbara Machry. O projeto político-pedagógico e a base nacional comum curricular: uma ressignificação dos campos de experiências na educação infantil. 143 p. 2024. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9790
metadata.dc.date.issued: 25-Jun-2024
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
BÁRBARA MACHRY SPENGLER.pdfBárbara Machry Spengler 20242.65 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???