Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9746
Tipo: | Tese |
Título: | Letramento científico na era das fake news: perspectivas e desafios para a geração Z |
Título(s) alternativo(s): | Scientific literacy in the era of fake news: perspectives and challenges for generation Z |
Autor(es): | Cabelleira, Peterson Ayres |
Primeiro Orientador: | Roehrs, Rafael |
Resumo: | Com o advento tecnológico na sociedade contemporânea e a proliferação dos meios de comunicação em massa, as redes sociais passaram a capturar a "alma" dos indivíduos e reposicionar suas vidas em relações temporais, espaciais e existenciais de "novo tipo". Além disso, as redes sociais e seus efeitos na produção de conhecimentos e nas relações sociais, especialmente em relação à instituição escolar, permitiram explorar diversos aspectos relacionados ao comportamento humano. Essa conectividade tornou-se um modo de ser e existir específico da experiência humana, modificando as relações de ensino/aprendizado, entre professores e estudantes e com os conhecimentos/informações, impactando as mediações didáticas e pedagógicas de interação na escolarização moderna. O desafio se intensifica com a disseminação das fake news científicas. Este estudo investiga a importância do letramento científico frente ao excesso de informações e à rápida disseminação de notícias falsas, analisando também o perfil da geração Z e sua relação com a tecnologia. A pesquisa destaca as abordagens e os usos dos termos “Alfabetização Científica” e “Letramento Científico”, optando pelo conceito de Letramento Científico por seu papel social. A metodologia envolveu levantamento bibliográfico e aplicação de questionários a estudantes de escolas públicas e privadas. Observou-se que os estudantes dedicam muito tempo às mídias sociais e são frequentemente expostos a notícias falsas, mas buscam aprender por meio de metodologias tradicionais, como aulas expositivas dialogadas e trabalhos em grupo. Conclui-se que metodologias dialogadas e o uso de tecnologias devem ser combinados para um Letramento Científico eficaz. |
Abstract: | With the technological advent in contemporary society and the proliferation of mass media, social networks began to capture the “soul” of individuals and reposition their lives in “new type” temporal, spatial, and existential relationships. Furthermore, as a research field, social networks and their effects on knowledge production and social relations, especially regarding the school institution, have allowed the exploration of various aspects related to human behavior. This connectivity has become a way of being specific to human experience, altering teaching/learning relationships, teacher-student dynamics, and knowledge/information exchanges, impacting didactic and pedagogical interactions in modern schooling. The challenge becomes even more significant with the spread of scientific fake news. This study investigates the importance of scientific literacy amidst information overload and the rapid dissemination of fake news, while also analyzing Generation Z's profile and their relationship with technology. The research highlights different approaches to “Scientific Literacy” and opts for the term "Scientific Literacy" to encompass science's social role. The methodology included a literature review and questionnaires administered to students in public and private schools. It was observed that students spend substantial time on social media and frequently encounter fake news, yet they still seek learning through traditional methodologies, such as dialogued lectures and group work. It concludes that dialogued approaches and the use of technologies must be combined for effective Scientific Literacy. |
Palavras-chave: | Fake news Generation Z Scientific Literacy Social Networks Fake News Geração Z Letramento científico Redes sociais |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Uruguaiana |
Curso: | Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde |
Citação: | CABELLEIRA, Peterson Ayres. Letramento Científico na Era das Fake News: Perspectivas e Desafios para a Geração Z. 104 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9746 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PETERSON CABELLEIRA.pdf | 1.21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.